Publicado em 05/06/2014 às 14:47, Atualizado em 13/09/2024 às 19:15

Chromecast é boa solução multimídia para a TV por R$199

Exame.abril,
Chromecast funciona com diversos apps, entre eles está o Netflix (Foto: )

São Paulo – Há cerca de 10 meses, o Google lançou nos Estados Unidos o Chromecast. Ele é um dispositivo do tamanho de um pendrive que deve ser ligado à porta HDMI para conectar atelevisão à internet e rodar aplicativos de filmes e músicas. EXAME.com testou o gadget do Google e aqui estão as principais impressões.

Um dos pontos mais altos do Chromecast é exatamente seu visual discreto. Seus concorrentes principais, como a Apple TV ou D-Link Boxee Box, são pequenas caixas que devem ser colocadas em algum lugar da sala. Já o Chromecast, apenas precisa ser encaixado na traseira (ou lateral) do televisor.

Outra grande conveniência que o Chromecast traz é não adicionar mais um controle remoto à vida de quem o compra. Todas as ordens são realizadas usando umsmartphone, tablet(ele tem apps para iOS e Android) ou um navegador Google Chrome em um notebook.

O que o gadget do Google faz é, basicamente, enviar a mídia que seria reproduzida no smartphone ou no notebook para a tela da televisão. Ao abrir o aplicativo do Netflix, por exemplo, aparece um símbolo mostrando que é possível enviar aquele conteúdo ao Chromecast. Com um simples toque, a televisão passa a mostrar o vídeo.

Vale lembrar que o vídeo não é baixado no smartphone e depois enviado à televisão. Baixar o filme ou música fica completamente à cargo do Chromecast. Isso é positivo em dois aspectos: gasta-se menos bateria do smartphone ou tablet, além de permitir que outras atividades sejam realizadas nos gadgets sem atrapalhar o que é exibido no televisor.

Outros aplicativos compatíveis são o YouTube, Crackle, o serviço de streaming de músicas Rdio, Songza, entre outros. Para que o gadget funcione, é preciso ter uma rede Wi-Fi disponível. A rede será a ponte entre o smartphone e o Chromecast em si.

A experiência, de maneira geral, é muito positiva. Os passos para configuração do dispositivo são simples, e seu uso também. Com poucos cliques as coisas acontecem, o que faz com que o processo de uso não seja nem um pouco exaustivo ou desgastante.

O Chromecast chega ao Brasil por 199 reais. O preço é alto se comparado ao seu valor de venda nos Estados Unidos. Por lá, ele sai por 35 dólares. O preço por aqui ficou 2,5 vezes mais do que lá.

Mesmo assim, entre as caixas multimídia, o Chromecast é um dos dispositivos com menor preço. Um de seus principais concorrentes, a Apple TV, sai por 399 reais aqui no Brasil. Ou seja, a relação custo benefício do gadget do Google é boa.

O mercado de caixas multimídia está quente. Recentemente a Amazon anunciou a Fire TV, a sua representante nessa briga (que ainda não tem previsão de chegada ao Brasil). Para complicar, os principais videogames da atualidade (principalmente Xbox One e Playstation 4) são verdadeiras centrais multimídia, fazendo tudo que as set top boxes são capazes de fazer.

Boatos indicam que o próprio Google deva trabalhar de forma diferente com conteúdo digital. Os rumores afirmam que durante a sua conferência para desenvolvedores, o Google I/O, a empresa irá apresentar um novo conceito, o Android TV. Por enquanto, nada está confirmado.