Os pacientes na fila de espera da microrregião de Campo Grande para realizarem colonoscopia começaram a receber atendimento hoje (3). O exame é feito para identificar preventivamente o câncer colo-retal, que tem alta incidência em homens e mulheres.
O atendimento, que acontece no Hospital Regional, na Capital, faz parte da primeira ação da última etapa do programa Caravana da Saúde, desenvolvido pelo governo do Estado.
Os exames começaram a serem realizados às 8h e vão até as 18h desta terça-feira (3). Até amanhã (4) 120 pessoas, entre 50 e 75 anos, devem passar pelo procedimento ministrado pelo setor de endoscopia do HRMS.
O evento faz parte do 5º Simpósio Internacional de Endoscopia Digestiva da SOBED (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva), que ocorrerá de 6 a 7 de maio no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande, em parceira com o governo do Estado, informou nota da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
Esse tipo de atendimento é feito para identificar o câncer colo-retal. De acordo com a SES, esse tipo de doença é a segunda causa de morte no mundo.
Ela também é o segundo câncer mais incidente entre mulheres e o terceiro entre os homens. O tratamento preventivo é feito a partir do resultado da colonoscopia.
PREOCUPAÇÃO
O Ministério da Saúde informou, em audiência pública realizada no Senado em 2014, que Mato Grosso do Sul está entre os seis estados com maiores incidências, tanto em taxas brutas quanto padronizadas pela idade, de câncer de cólon e reto.
As outras unidades federativas que integram essa lista são Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Espírito Santo.
Há dois anos foi desenvolvida a política nacional de prevenção e controle do câncer na Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas por conta dessa constatação.
A realização da colonoscopia faz parte das medidas previstas nesse plano para combater a doença de forma preventiva ou logo no começo da manifestação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.