Publicado em 07/06/2024 às 09:45, Atualizado em 13/09/2024 às 19:47

Farra: autoridades usam e abusam dos jatinhos da FAB: 579 viagens só este ano

Arthur Lira e Luís Roberto Barroso liderando o ranking de voos.

redação,
Cb image default
A farra dos jatinhos da Força Aérea Brasileira

Benefício atende ministros do STF, ministros de Estado, comandantes das Forças Armadas e presidentes dos Poderes, com Arthur Lira e Luís Roberto Barroso liderando o ranking de voos.

A farra dos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB) atingiu um recorde este ano. 

Segundo o jornalista Cláudio Humberto, colunista do Diário do Poder, foram 579 viagens realizadas até agora em 2024.

 Esse benefício exclusivo atende a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ministros de Estado, comandantes das Forças Armadas e presidentes dos Poderes, além do presidente e da primeira-dama, cujos números de voos não são divulgados.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, lidera o uso dos jatinhos com 49 viagens, seguido pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que utilizou a FAB 45 vezes. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também tem sido um frequentador assíduo da ponte aérea Brasília-São Paulo, com 35 voos este ano.

Outros ministros que têm se beneficiado do uso dos jatinhos são Simone Tebet (14 viagens), Waldez Góes (16) e Celso Sabino (13), mesmo sem despachar diretamente com o presidente Lula. Recentemente, o Tribunal de Contas da União (TCU) tornou sigilosas as viagens dos ministros do STF e dos presidentes dos Poderes, o que pode resultar na diminuição desses números no futuro.

Essa prática tem gerado críticas devido ao elevado custo e ao uso frequente dos recursos públicos para viagens que, muitas vezes, são vistas como desnecessárias.