Os preços dos ovos de Páscoa subiram em 2016 até quatro vezes acima da inflação em Campo Grande quando comparados com os valores de 2015. A constatação é de pesquisa do Núcleo de Pesquisas Econômicas (Nepes), da Uniderp.
Segundo o Nepes, enquanto que a inflação acumulada nos últimos 12 meses na capital de Mato Grosso do Sul foi de 10,51%, o preço de pelo menos um ovo de Páscoa, o Surpresa Superman, número 15, aumentou entre 2015 e 2016, 45,27%, passando de R$ 25,78 para R$ 37,45.
Na média, entre os 18 tipos de ovos de Páscoa pesquisados pelo Nepes, o incremento de preços foi de 17,29%.
Segundo o coordenador do Nepes, o pesquisador Celso Correia de Souza, a alta nos preços dos ovos de Páscoa é reflexo de reajustes nos valores das matérias-primas.
A inflação do ano passado vem pressionando os custos de fabricação desses produtos. A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados já se posicionou informando que a disparada do dólar refletiu no preço do cacau e a alta dos componentes da cadeia de produção, como açúcar, combustível e armazenagem, também pesaram no índice, informa.
Para manter a tradição dos ovos de chocolate, a indicação do professor é abusar da pesquisa de preço ou procurar alternativas, como a produção caseira.
Muitas vezes a aquisição do ovo de Páscoa acontece pela embalagem ou pelo presente que a indústria agrega ao produto. A sugestão é mudar de estratégia apostando na produção caseira com toda a família, pois economia doméstica não depende somente da dona de casa, deve envolver todos os membros da casa, conclui.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.