Publicado em 17/05/2024 às 09:51, Atualizado em 13/09/2024 às 19:47

Presidente Lula sanciona volta da cobrança do DPVAT no país

"Jabuti" inserido no texto permite que governo abra espaço fiscal de R$ 15 bi fora do arcabouço

redação,
Cb image default
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou recentemente o projeto de lei que recria o seguro obrigatório para vítimas de acidente de trânsito, anteriormente conhecido como DPVAT e agora rebatizado como SPVAT. A medida tem gerado controvérsias e críticas contundentes de diversos setores da sociedade, incluindo motoristas, especialistas em economia e analistas políticos.

A expectativa é que a cobrança do SPVAT seja retomada em 2025 para todos os proprietários de carros e motos. Durante a tramitação do projeto de lei no Congresso Nacional, líderes governistas estimavam que o valor a ser pago pelos motoristas ficaria entre R$ 50 e R$ 60. No entanto, a definição do valor exato e o calendário de pagamento ainda estão pendentes de regulamentação.

Impacto no Bolso do Cidadão

A recriação do SPVAT levanta preocupações sobre o impacto financeiro nos motoristas brasileiros, já sobrecarregados por uma série de outras despesas obrigatórias. O Brasil enfrenta uma alta carga tributária e a reintrodução de mais um imposto obrigatório parece ser um retrocesso. Muitos argumentam que o retorno do SPVAT representa uma tentativa do governo de aumentar a arrecadação fiscal às custas do contribuinte comum.

Controvérsias na Tramitação

Adicionalmente, a sanção do projeto trouxe à tona modificações no modelo de arcabouço fiscal, permitindo que o governo aumente os gastos em cerca de R$ 15,7 bilhões em 2024. Esse trecho, considerado um "jabuti" – um termo usado para descrever a inclusão de assuntos estranhos ao tema original da proposta – foi visto por muitos como uma manobra política para atender a interesses específicos durante a tramitação dos vetos presidenciais.

Vetos e Implicações Políticas

Curiosamente, dois artigos que propunham multa e infração grave para quem não pagasse o seguro foram vetados pelo Palácio do Planalto. Esse veto pode ser interpretado como uma tentativa de reduzir a oposição à medida, mas também levanta dúvidas sobre a eficácia da cobrança e a consequente adesão dos motoristas ao pagamento do seguro.

Conclusão

A recriação do SPVAT, sancionada pelo presidente Lula, é um movimento que suscita sérias questões sobre prioridades governamentais e a gestão dos recursos públicos. Em um momento em que a população enfrenta desafios econômicos, o retorno de mais um imposto obrigatório parece ser um fardo desnecessário. A medida pode gerar descontentamento e minar a confiança da população nas decisões governamentais, colocando em xeque a real necessidade e os benefícios dessa nova/antiga cobrança.

A discussão sobre a volta do SPVAT está apenas começando, mas já é claro que ela será uma pedra no sapato do governo Lula, que terá de lidar com a insatisfação popular e a pressão por uma gestão mais transparente e eficiente dos recursos públicos.