O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que irá acionar o Conselho de Ética da Câmara para solicitar a cassação de seis deputados conservadores. Segundo o PT, esses parlamentares ‘infringiram o decoro ao ofenderem o presidente Lula durante a sessão de promulgação da Reforma Tributária no Congresso Nacional, ocorrida na quarta-feira (20).
Os deputados citados na ação incluem Nikolas Ferreira (PL-MG), André Fernandes (PL-CE), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Luciano Zucco (Republicanos-RS) e Messias Donato (Republicanos-ES). A presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PT-PR), será a responsável por mover a ação, que tem como objetivo agilizar o processo, uma vez que, quando proposta pelo partido, a representação segue diretamente para o Conselho de Ética, sem necessidade de passar pela mesa diretora.
O deputado Rogério Correia (PT-MG) destacou a conduta dos parlamentares, em especial de Nikolas Ferreira, por comportamentos desrespeitosos e incitamento ao ódio, incluindo ataques à população LGBTQIA+ e chacotas em relação a questões de gênero. Correia não descartou a possibilidade de incluir outros deputados bolsonaristas que ofenderam Lula na ação.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.