Publicado em 09/07/2015 às 13:47, Atualizado em 26/10/2016 às 12:33

Campo Grande agiliza emissão do cartão de estacionamento para idosos

Novo sistema atenderá também portadores de necessidades especiais.Cartão será emitido na hora, depois de cadastro pela internet.

, G1/MS

Um novo sistema que vai agilizar a emissão dos cartões de estacionamento para idosos e portadores de necessidades especiais foi lançado nesta quinta-feira (9), em Campo Grande. A iniciativa é da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e o Ministério Público do Estado (MPE).

Segundo a Agetran, os portadores de necessidades especiais e idosos podem iniciar o processo para a obtenção do cartão pela internet, acessando o site da agência e ou o do Detran-MS. Nas páginas os usuários vão acessar um formulário que deverá ser preenchido com seus dados pessoas e impresso.

O pré-cadastro para pedir o cartão de vaga especial por ser feito a partir desta sexta-feira (10) também pela internet.

Esse formulário, junto com documentos pessoais e laudo que comprove a deficiência, no caso dos portadores de necessidades especiais, deverá ser levado até uma agência do Detran-MS, ou até a sede da Agetran ou ainda a Central de Atendimento ao Cidadão onde o cartão vai ser emitido na hora.

Nos últimos dias, técnicos do Detran, Agetran, Bptran (Batalhão de Policiamento de Trânsito), da Central de Atendimento ao Cidadão de Campo Grande e supermercadistas passaram por capacitação para trabalhar com o novo sistema.

Entre os dias 10 e 30 de julho as autoridades do trânsito vão fazer uma campanha educativa, para conscientizar a população sobre a necessidade do respeito as vagas preferenciais para idosos e portadores de necessidades especiais.

A partir do dia 31, será intensificada a fiscalização contra o estacionamento irregular nestas vagas. Os condutores flagrados receberão como penalidades três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa no valor de R$ 53,20 e o veículo ainda pode ser removido para o pátio do Detran.