Publicado em 14/04/2015 às 08:56, Atualizado em 13/09/2024 às 19:19

Diante de críticas, prefeitura confirma arma para guardas ainda esse ano

Fagner de Olindo, Correio do Estado

Diante das críticas envolvendo a preocupação da Guarda Municipal em treinar os homens para usar armas e atuarem como fiscais de trânsito nas ruas, a prefeitura de Campo Grande informou hoje que mais de 200 guardas terão armas letais nos próximos meses.

Conforme nota oficial da administração, atualmente, cerca de 50 guardas municipais já estão trabalhando com as pistolas de choque, armas não-letais. O armamento letal será introduzido após a seleção interna e preparação em parceria com a Polícia Militar.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) está com processo de doação de 275 armas de fogo, em convênio, para uso da corporação.

A Guarda Municipal tem efetivo de 1.895 agentes de segurança e conta com sete bases operacionais nas regiões do Bandeira, Lagoa, Segredo, Prosa, Centro, Imbirusu e Anhaduizinho.

Nos últimos meses, a corporação começou a assumir funções além da segurança de patrimônio público, 80 guardas estão atuando como fiscais de trânsito.

Apesar das críticas de muitos moradores que se veem órfãos da segurança dos guardas em prédios públicos como postos de saúde e Centros de Educação Infantil (Ceinfs), a prefeitura afirma que uma pesquisa foi feita entre os campo-grandenses e a maioria, 68%, se disse a favor das armas letais na corporação.