Buscar

Em greve, técnicos da UFMS fazem mobilização em frente ao HU

Professoras e professores da UFMS também entram em greve na próxima segunda-feira (15)

Mobilização dos trabalhadores técnicos administrativos da UFMS de Campo Grande (Foto: Capital News)

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) uma mobilização dos trabalhadores técnicos administrativos da UFMS de Campo Grande, em frente ao Hospital Universitário, sobre a greve dos profissionais. Segundo os organizadores, Comando Local de Greve (CLG), mais de 300 pessoas se concentraram no HU. Os trabalhadores estão em greve desde o dia 28 de maio, reivindicando reposição de perdas salariais nos últimos 5 anos (27,3%), e contra os cortes no orçamento efetuado pelo governo federal.Segundo o coordenador geral Marcio Saravi, cerca de 40% dos trabalhadores já aderiram a greve, incluindo os profissionais no Hospital Universitário. Eles devem manter o exigido por Lei de 30% de trabalhadores atendendo. Saravi também informou que plantões e escadas do hospital estão sendo mantidas, mas o atendimento deverá ser reduzido.

De acordo com a assessoria do SISTA/MS (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino do Estado de MS), a direção da Associação dos Docentes da UFMS (ADUFMS) também está apoiando a paralisação dos técnicos e a ideia é fazer um movimento conjunto das duas categorias dentro da universidade.

Os trabalhadores receberam orientação e informação sobre a greve âmbito nacional, repassadas pelo coordenador geral do SISTA/MS, Geraldo Rodrigues Gonçalves, que está em Brasília participando do Comando Nacional de Greve (CNG).

A próxima mobilização de greve acontece na terça-feira (16), no pátio da Coordenadoria de Gestão de Materiais (CGM) - antiga GRM -, a partir das 8h30m.Greve dos professoresProfessoras e professores da UFMS entrarão em greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira (15). A docência e a direção da ADUFMS-Sindicato, entidade que representa a categoria da UFMS no Estado, estão montando o Comando de Greve (CG), e coordena o movimento em todos os campi da UFMS. A informação está no site do sindicato.

Outra assembleia de docentes da Federal de Mato Grosso do Sul está marcada para a quarta-feira (17). De acordo com informações da diretoria da ADUFMS-Sindicato, docentes de 18 instituições federais de ensino superior (Ifes) estão em greve.

A categoria docente da UFMS reivindica readequação salarial, e melhores condições  de trabalho nas universidades públicas nacionais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.