Buscar

Justiça não intimida greve e médicos aguardam proposta da prefeitura

Em greve, médicos pedem a retomada das gratificações cortadas (Foto: )

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul (Sinmed-MS) foi notificado nesta quarta-feira (20) sobre a decisão da Justiça que determina o retorno imediato dos profissionais ao trabalho sob pena de multa diária no valor de R$ 30 mil, porém o presidente Valdir Shigueiro Siroma afirmou, que os médicos primeiro aguardam uma contraproposta da Prefeitura de Campo Grande para depois decidirem, em assembleia, se retornarão ao trabalho.

Nesta quinta-feira (21), o sindicalista esteve na Câmara Municipal, onde usou a tribuna para explicar a situação e “o motivo do descaso por parte do gestor público”.

“Ontem nós fomos notificados, mas como a assembleia já tinha sido realizada, mantivemos a greve. A prefeitura pediu mais uma vez paciência e disse que está estudando a contraproposta, mas nós estamos esperando”, frisou Valdir Siroma.

Ainda de acordo com o sindicalista, todos os médicos estão em seus postos de trabalho, todavia, apenas 30% do efetivo estão em atividade. Cerca de 50% dos profissionais estavam atendendo, mas o índice baixou para 30% por conta do descumprimento por parte da prefeitura em relação a volta imediata das gratificações.

Questionado sobre o fato de os médicos estarem descumprindo decisão judicial, o sindicalista explicou que essa questão ainda não foi discutida pela categoria, mas o assunto já foi encaminhado para o departamento jurídico do Sinmed-MS.

ATENDIMENTOSMédicos atendem apenas casos de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Centros Regionais de Saúde (CRSs). Nos atendimentos ambulatoriais a paralisação é de 100%.

Os profissionais entraram em greve no dia 6 de maio e decidiram voltar ao atendimento normal na terça-feira (12). O sindicato alega que a prefeitura não cumpriu o acordo firmado junto ao Ministério Público, que seria de retomar as gratificações cortadas e retomou a paralisação na sexta-feira (15), com 50% do atendimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.