Publicado em 26/09/2024 às 10:11, Atualizado em 26/09/2024 às 14:18
Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a 'Operação Rapax
Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a 'Operação Rapax', visando desarticular uma organização criminosa envolvida em tráfico de pessoas e lavagem de dinheiro. O grupo atuava em Mato Grosso do Sul, além de outros estados brasileiros, e mantinha conexões com países europeus, como Croácia e Bélgica.
Durante a operação, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul, além de um mandado de prisão preventiva. A ação também resultou no bloqueio de valores e carteiras de criptomoedas, totalizando até R$ 26 milhões.
As investigações revelaram que a organização criminosa agenciava, aliciava e recrutava mulheres brasileiras para exploração sexual e trabalho forçado na Europa. A complexa estrutura financeira do grupo envolvia o uso de criptomoedas e fraudes, como empresas de fachada e pessoas interpostas, para distribuir os lucros gerados pelos crimes.
A operação contou com a colaboração da Europol e das forças policiais da Bélgica e Croácia, essenciais para a identificação do núcleo europeu da quadrilha.