Buscar

Professores encerram greve em Campo Grande e aulas voltam quinta-feira

No início da noite desta segunda-feira (24), os professores da rede municipal de ensino de Campo Grande (REME) decidiram acabar a greve. Os docentes que ainda estavam de braços cruzados voltarão às salas de aula depois do dia 26 de agosto, quando ocorrerá o último ato da greve.

Segundo o sindicato campo-grandense dos professores (ACP), na quarta-feira (26), ocorrerá um último ato, porém, o local e horário ainda não estão definidos.

Houve reunião no Tribunal de Justiça, nesta segunda, com representantes da prefeitura, porém, não houve acordo. A decisão ficaria a cargo do desembargador responsável pela conciliação. A decisão agora será tomada pela Justiça.

De acordo com o secretário municipal de educação Marcelo Salomão, com a decisão sobre o reajuste a cargo da Justiça, o término da greve foi uma decisão “inteligente”. “Os professores entenderam que com o Tribunal de Justiça se manifestando não tem sentido manter [a greve]. Vamos começar amanhã a nos reunir para tratarmos de reposição, não tem retaliação, clima é de união para terça-feira”, disse.

Sobre a impossibilidade apresentada pela prefeitura de pagar o reajuste de 13,01% devido ao limite prudencial, o secretário informou que caso o TJ decida a favor dos professores, isso garante ao prefeito segurança jurídica para pagar o determinado sem praticar o crime de improbidade administrativa.

GREVE

Os professores pedem o cumprimento da lei 5.411 que trata do reajuste salarial em 13,01%, conforme o piso nacional. A Prefeitura chegou a oferecer reajuste de 8,5% e aumento do benefício do vale-alimentação, mas as propostas foram rejeitadas pela categoria. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.