Buscar

Sem Samu, bombeiros fazem gambiarra para transferir recém-nascido

Bebê que respira com ajuda de aparelhos foi transferida por conta de cirurgia

(Foto: Divulgação)

Para realizar uma cirurgia cardíaca na manhã desta quarta-feira (8), uma recém-nascida, que respira com ajuda de aparelhos e está na incubadora, foi transferida do Hospital Universitário (HU) para a Santa Casa de Campo Grande em uma ambulância de forma adaptada. Tudo aconteceu, conforme denúncia, porque o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) se negou a fazer o transporte.

A família do bebê vive em uma propriedade rural de Bela Vista, município a 324 quilômetros da Capital, e uma gambiarra precisou ser feita na ambulância do Corpo de Bombeiros para que a criança fosse transferida.

Segundo apurou a reportagem, a recém-nascida estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HU e foi transferida para a Santa Casa acompanhada de duas pediatras e da mãe.

De acordo com os bombeiros, transportes como este só podem ser feitos por uma ambulância conhecida como Unidade Avançada do Samu (USA).

O Portal Correio do Estado entrou em contato com o coordenador do Samu, Eduardo Cury, para mais detalhes sobre o não envio de ambulância para o transporte e foi informado de que o coordenador estaria em reunião.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.