Publicado em 25/08/2025 às 15:01, Atualizado em 25/08/2025 às 19:05
O projeto foi criado com o desejo de democratizar o acesso à arte, especialmente para crianças da primeira infância.
O picadeiro é pequeno, portátil, mas abre portas para um mundo imenso de imaginação. Assim começa a circulação do projeto “Mixi Pé na Estrada”, que realiza suas primeiras apresentações em Dois Irmãos do Buriti, na terça-feira (26), levando o espetáculo “MixiCirquinho” para escolas municipais.
A palhaça Mixirica e sua amiga de tempos pandêmicos, Mixipulga, encantam crianças e famílias com mágicas, malabarismos e aventuras de corda bamba. “Levar o ‘MixiCirquinho’ para essas cidades é mais do que apresentar um espetáculo: é criar um encontro. Nessas localidades, o teatro e o circo muitas vezes chegam como visitantes raros, capazes de transformar a rotina em festa”, afirma Kelly, a artista por trás da palhaça Mixirica.
O projeto foi criado com o desejo de democratizar o acesso à arte, especialmente para crianças da primeira infância. “É como plantar sementes de riso e imaginação em diferentes solos e ver cada comunidade florescer de um jeito único”, diz Kelly.
Com cenografia adaptável, o cirquinho cabe em pátios de escolas, quadras ou salas abertas, sempre próximo do público. “Isso permite que o espetáculo vá até o público, e não o contrário. As cidades foram escolhidas por apresentarem carência de atividades culturais regulares e por terem comunidades abertas ao encontro”, explica a idealizadora.
Cada número mistura circo clássico e palhaçaria contemporânea, explorando a improvisação e o humor físico. “O objetivo não é apenas exibir habilidades, mas contar histórias, brincar com os erros e transformar o inesperado em parte da cena”, completa.
As crianças de Corguinho e Dois Irmãos do Buriti serão as primeiras a se encantar com o universo criado por Mixirica e Mixipulga, que seguem para o distrito de Piraputanga (Aquidauana), Terenos e Campo Grande, celebrando o mês da Primeira Infância com cultura, riso e encontro coletivo.
Este projeto conta com investimento da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), do MinC (Ministério da Cultura), por meio do edital para projetos culturais voltados para a primeira infância da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Confira as apresentações:
Agenda:
26/08 – Dois Irmãos do Buriti – Escola Municipal Felícia Emiko Kawamura Sakitani – 9h30 e 15h
27/08 – Piraputanga – Escola Municipal Antônio Santos Ribeiro – 8h e 10h
28/08 – Terenos – Centro Cultural Ramez Tebet – 9h30 e 15h
29/08 – Campo Grande – Instituto Maná do Céu para os Povos – 9h e 14h