A expectativa nesta safra é que a área de soja safra 24/25 no Mato Grosso do Sul seja 6,8% maior que o ciclo anterior, atingindo 4,501 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 51,7 sc/ha, a média de sacas por hectare com uma perspectiva de produção é de 13,977 milhões de toneladas. A estimativa é da Aprosoja/MS com base na média dos últimos 5 anos.
Plantio e preparo do solo
Nos municípios da Região norte e nordeste do estado, a maioria das propriedades se encontra nos últimos preparos de solo para dar início ao plantio da soja. Nas demais áreas do estado, é possível observar que algumas lavouras apresentam fileiras em estágio de emergência (V3), quando começa a despontar os brotos na superfície do solo.
Em Chapadão do Sul, Paraíso das Águas, Brasilândia e São Gabriel do Oeste a evolução inicial do plantio é considerada boa. A região sul está com o plantio mais avançado, com média de 5,2%, enquanto a região centro está com 0,2% e a região norte com 0,01% de média. A porcentagem de área plantada na safra 2024/2025, encontra-se superior em aproximadamente 1,7 pontos percentuais em relação à safra 2023/2024, para a data 27 de setembro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.