O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para o declínio acentuado de temperatura em Mato Grosso do Sul. Segundo a publicação, todos os municípios do estado estão sob aviso, com uma previsão de queda de até 5°C nos próximos dias. O alerta aponta que a mudança brusca no clima pode impactar diversas regiões, exigindo atenção redobrada da população.
As condições meteorológicas que favorecem essa queda de temperatura estão associadas à chegada de uma massa de ar frio, que promete trazer um clima mais ameno e até mesmo frio em várias partes do estado. Além disso, o Inmet recomenda que a população fique atenta às atualizações do clima e tome medidas para se proteger do frio, especialmente em regiões mais vulneráveis, onde a mudança de temperatura pode ser mais drástica.
Este alerta serve também como um lembrete para que as autoridades locais e estaduais se preparem para possíveis impactos, como o aumento na demanda por serviços de saúde, especialmente entre as populações mais vulneráveis, como idosos e pessoas em situação de rua. A queda de temperatura também pode afetar a agricultura, exigindo que os produtores rurais estejam atentos às condições climáticas para evitar prejuízos.
O Inmet reforça que o alerta permanece válido até que novas informações sejam divulgadas, e aconselha a população a buscar abrigo em locais quentes, evitar a exposição prolongada ao frio e manter uma hidratação adequada. A previsão é de que as temperaturas comecem a cair gradativamente, com o pico do frio ocorrendo nos próximos dias.
Além disso, o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) informou, ainda, a lista de locais que registraram as menores temperaturas na última madrugada.
Confira a lista:
Sete Quedas 5,6°C
Ponta Porã 5,9°C
Amambai 6,1°C
Iguatemi 6,2°C
Aral Moreira 6,7°C
Laguna Carapã 7°C
Caarapó 7,1°C
Itaquiraí 7,9°C
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.