Publicado em 28/01/2025 às 07:31, Atualizado em 28/01/2025 às 11:35

Sidrolândia em alerta: Previsão indica chuvas intensas nesta terça-feira

Alerta amarelo do INMET aponta riscos de ventos fortes, alagamentos e descargas elétricas; população deve redobrar os cuidados.

Redação,
Cb image default

A previsão do tempo para esta terça-feira (28) em Sidrolândia alerta para chuvas intensas ao longo do dia, acompanhadas de tempestades localizadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cidade está sob um alerta amarelo, indicando a possibilidade de precipitação entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos fortes, com rajadas de até 60 km/h.

As temperaturas devem variar entre 22°C e 32°C, com sensação de abafamento devido à alta umidade no ar.

O INMET alerta para o risco de corte de energia elétrica, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, os moradores devem evitar buscar abrigo debaixo de árvores e estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado durante tempestades para prevenir acidentes. Em situações de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Ocorrência no Bairro São Bento

Na noite de segunda-feira (27), a equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender um caso de curto-circuito com chamas em uma árvore no Bairro São Bento. Ao chegar ao local, verificou-se que um galho de uma árvore grande havia tombado sobre fios de alta tensão devido à chuva, causando um curto-circuito e a queda de energia elétrica na região.

Dos três fios atingidos, apenas dois foram desarmados no poste próximo, enquanto um fio energizado permanecia ativo, provocando faíscas na árvore. Por medidas de segurança, a rua foi interditada com cones, e os moradores das duas residências afetadas foram orientados.

Em uma das casas, a moradora foi orientada a não entrar no imóvel devido ao risco de choque elétrico, especialmente por conta da chuva. Já na residência vizinha, os moradores foram instruídos a usar calçados de borracha e evitar contato com portas e janelas de metal, pois os galhos da árvore estavam encostando na casa.

A equipe permaneceu no local até a chegada da concessionária de energia elétrica, que desligou a rede de alta tensão, eliminando os riscos à população.