Em vídeo, prefeito expõe material do MEC (Foto: reprodução)
Um vídeo publicado nas redes sociais pelo prefeito de Costa Rica (MS), Cleverson Alves (PP), mostra que a rede municipal de ensino não vai aderir ao material didático e pedagógico do Programa Nacional de Livros Didáticos (PNLD), do Ministério da Educação (MEC).
As apostilas estão sendo distribuídas para alunos do ensino fundamental da rede municipal, a partir deste ano. No vídeo, o prefeito mostra que no lugar do material do MEC, será usado um material escolar adquirido pela própria prefeitura.
A decisão aconteceu porque, segundo o prefeito, "ideologia de gênero, ideologia política e ideologia religiosa quem dá é a família e não o poder público". (Ideologia é um conjunto de ideias, crenças, valores e princípios que orientam a forma como as pessoas percebem o mundo e se posicionam na sociedade)
De acordo com o prefeito, as novas apostilas serão do sistema de ensino Aprende Brasil. O material já começou a ser entregue na segunda-feira (17), junto ao início do ano letivo. A cidade tem 4.882 estudantes que irão receber os novos livros.
Até então, Costa Rica recebia os livros disponibilizados pelo PNLD. No programa, as redes municipais escolhem os livros que estão em um catálogo e recebem o material gratuitamente do Governo Federal.
O g1 enviou um e-mail para o MEC sobre o caso, mas até a atualização desta reportagem não havia obtido retorno.
Entenda o programa
O PNLD é um dos mais antigos programas voltados para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias nas redes públicas de de ensino do país.
Conforme o decreto que regulamenta o PNLD, o programa tem como diretrizes o respeito ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, o respeito às diversidades sociais, culturais e regionais, o respeito à autonomia pedagógica das instituições de Ensino, e o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. (A reportagem é do G1 MS)
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.