Buscar

Cidade de MS tem 18 partos em cinco dias e médico relaciona fato com a lua

Obstetra explica que teorias falam sobre influência do astro nas gestantes.Dos bebês que nasceram desde segunda, maioria são meninas.

(Foto: Reprodução/TV Morena)

 A maternidade de Corumbá, cidade a 415 quilômetros de Campo Grande, ficou superlotada desde segunda-feira (8), quando 35 mulheres ficaram internadas no local. No total, 18 crianças nasceram durante o período, sendo dez meninas e oito meninos.

A situação, que chamou a atenção de médicos da Cidade Branca, pode ter explicações a partir de crenças populares. De acordo com o obstetra Ivo Shibayama, as fases da lua podem influenciar no parto.

A Astrologia, que fala que a lua tem efeitos sobre as águas da terra, pode ter efeitos sobre as águas do corpo, como o líquido amniótico [fluido que envolve o embrião] e isso poderia estimular o nascimento do bebê, afirma o médico.

Ivo ainda ressalta que tem outras teorias que dizem que a intensidade luminosa quando a lua está cheia pode, às vezes, aumentar a produção de melatonina, que é um hormônio que interfere no funcionamento do organismo, e isso poderia também desencadear o trabalho de parto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.