Publicado em 14/02/2014 às 16:53, Atualizado em 26/10/2016 às 09:00

Dengue pode ter matado quatro pessoas em MS; secretaria de saúde investiga óbitos 

Infestação por mosquito da dengue é alta em vários municípios do Estado

, Capital News
(Foto: Deurico/Capital News)

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está investigando quatro mortes de sul-mato-grossenses que tinham sintomas de dengue. Duas pessoas são de Corumbá, uma é de Três Lagoas e uma outra residia em Bonito.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do Estado, Bernadete Lewandowisk, os laudos da necropsia feita nos pacientes faltam ficar prontos, para que fique comprovado que a mortes foram causadas pela dengue. “Por enquanto, há a suspeita de que os pacientes morreram em decorrência da doença”, frisou.

O primeiro óbito que por ter sido provocado pela dengue foi notificado na semana passada. Trata-se de paciente grávida, de 24 anos, que veio de Bonito para ser atendida na Capital, mas morreu.

Bernadete não deu detalhes sobre os outros pacientes.

No ano passado, 12 pessoas morreram por conta da dengue em Campo Grande. As outras mortes aconteceram em Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Miranda, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina.

Notificações

Conforme o último boletim divulgado pela secretaria, até quarta-feira (12), 1.465 pessoas havia sido diagnosticadas com dengue em Mato Grosso do Sul. Em sete dias, foram 315 novos casos da doença notificados.

A incidência de casos da doença é considerada alta nos municípios de Rio Negro, Bodoquena e Antônio João. O cálculo da secretaria é feito com base na proporção do número de casos para a quantidade de habitantes. A incidência é considerada alta quando são feitos mais de 300 diagnósticos da doença para cada 100 mil moradores da cidade.

Em Campo Grande, até quarta-feira, foram registrados 737 casos de dengue.