Buscar

Dourados é líder no crescimento da abertura de empresas

O segundo maior crescimento ocorreu em Sidrolândia (2.704 empresas), com 2,07%

Apesar da crise econômica que assola o país e provoca o fechamento de milhares de empresas, Dourados vive uma realidade diferente e começou muito bem o ano de 2015 na criação de novos negócios. Estatística da Jucems (Junta Comercial do Estado de Mato Grosso do Sul) aponta o município como líder no crescimento da abertura de empresas nos últimos dois meses, entre os 9municípios com mais de 50 mil habitantes.

O crescimento na abertura de empresas em Dourados no período foi de 2,32%. Em 2 de fevereiro o município tinha 15.345 e chegou a 6 de abril com 15.701. No bimestre a cidade, a segunda maior em número de empresas no Estado, ganhou 356 novas unidades particulares de negócios.

O segundo maior crescimento ocorreu em Sidrolândia (2.704 empresas), com 2,07%. Nova Andradina (3.386 empresas) cresceu 2,02% e Naviraí (3.239 empresas) teve expansão comercial de 2,01%. Três Lagoas (8.731 empresas) ficou em quinto lugar (1,78%).

Campo Grande, a cidade que tem mais empresas em Mato Grosso do Sul, com 75.907, cresceu 1,77% de fevereiro a abril, ficando em sexto lugar.  Ponta Porã (4.614 empresas) ficou em sétimo no ranking das cidades com mais de 50 mil habitantes, com percentual de 1,71%. Paranaíba (2.963empresas) cresceu 1,68% e Corumbá(5.498 empresas) 1,59%.

Programas criados e desenvolvidos pelo prefeito Murilo desde fevereiro de 2011, quando assumiu a Prefeitura de Dourados, são fundamentais para fomentar a economia durante o período de crise e gerar negócios.

Todos os programas tem foco na consolidação de Dourados como um dos maiores polos comerciais e de serviços do Brasil. Para apoiar o setor sucroenergético Murilo criou o projeto “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”. Também desenvolveu ações para a estruturação do comércio, serviços, indústria e turismo.

Com o programa “Qualifica Dourados”, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura preparou milhares de trabalhadores para atuar em todas as áreas da atividade comercial e também para abrir o próprio negócio, apoiados pela Sala do Empreendedor, organismo criado por Murilo dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Murilo reestruturou a cidade, criando novos loteamentos comerciais e residenciais, abriu novas ruas de acesso, reorganizou o trânsito, ampliou o aeroporto e reestruturou as secretarias de Planejamento, Infraestrutura e Desenvolvimento e de Fazenda, desburocratizando os serviços e agilizando a vida dos investidores.

Com isso, a cidade de Dourados vive hoje um novo ritmo, que favorece o empreendedorismo e o desenvolvimento. Esses fatores, aliado ao potencial econômico muito forte para todas as atividades comerciais, faz com que Dourados seja uma das melhores cidades do Brasil para se investir.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.