Buscar

Ele era um prodígio, diz professora de estudante morto a facada no RS

Jovem de 17 anos foi atacado por 5 menores na saída de escola na Serra. Foi o segundo caso semelhante em dois dias no Rio Grande do Sul.

Jovem de 17 anos não resistiu ao golpe de faca em Bento Gonçalves (Foto: )

A manhã desta sexta-feira (10) foi de luto, pedidos de justiça e orações no Colégio Estadual Landell de Moura em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Alunos e professores lamentaram a morte do estudante Matheus Marchiori, de 17 anos, morto a facadas durante um assalto na saída da escola na noite de quinta-feira (9).

Foi o segundo crime semelhante ocorrido em dois dias no Rio Grande do Sul. Na noite de quarta-feira (8), Denner Felipe Schavinski Centeno, de 18 anos, levou uma facada no peito em frente ao Colégio Protásio Alves, em Porto Alegre. Ele sobreviveu, mas está internado em estado grave em um hospital da capital.

Segundo a polícia, Mateus foi vítima de latrocínio, roubo seguido de morte. O estudante foi atacado por outros cinco adolescentes quando voltava da escola e teve o celular roubado. Testemunhas disseram que o jovem não teria reagido ao assalto, mas levou uma facada no peito e acabou morrendo antes de receber socorro. O corpo do jovem será sepultado nesta tarde.

“Era um menino que era um bom exemplo, um prodígio de aluno, esforçado, dedicado”, declarou a professora Geila de Oliveira, com quem Matheus teve a última aula na escola. “A gente nunca imagina o que vai acontecer no meio onde a gente vive”, disse um aluno da escola. 

Um suspeito do crime foi apreendido pela polícia. Segundo o delegado Álvaro Becker, em depoimento ele confessou o crime, mas disse que não foi o autor da facada. Os outros quatro suspeitos também já foram identificados. Todos eles são menores de idade e a maioria tem antecedentes criminais, diz a polícia. 

“A gente vai ultimar essas apreensões para encaminhar ao Ministério Público e solicitar as suas internações. [É um crime] hediondo pela forma como foi feito”, afirmou o delegado responsável pelo caso.

Jovem foi ferido com golpe de faca no peito em Porto Alegre (Foto: )

Outro caso em Porto AlegreNa quarta (8) em Porto Alegre, um aluno também foi esfaqueado durante um assalto na saída da escola Protásio Alves, em Porto Alegre. O ataque ocorreu por volta das 20h ao lado de uma parada de ônibus na Avenida Ipiranga, uma das principais vias da capital, a 100 metros do colégio.

Denner Felipe Schavinski Centeno, de 18 anos, foi ferido com um golpe de faca no peito logo após ter o celular roubado, bem próximo do colégio. Mesmo ferido, o estudante conseguiu caminhar até a escola e pedir ajuda. O jovem passou por uma cirurgia durante a madrugada, mas continua internado em estado grave no Hospital de Pronto Socorro (HPS) da capital.

A agressão gerou repercussão em toda a cidade e motivou protestos de colegas. Pela manhã, a escola amanheceu com uma faixa pendurada no portão, e cerca de 300 estudantes saíram do colégio caminhando pela Avenida Ipiranga até o Palácio da Polícia.

No início da tarde, um novo protesto foi organizado em frente à escola, bloqueando novamente o trânsito na região. Pela noite, mais um ato foi realizado para pedir mais segurança nas imediações da instituição.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.