Publicado em 10/03/2015 às 12:37, Atualizado em 26/10/2016 às 11:29

Helicóptero faz pouso forçado em pântano na Zona Oeste do Rio

Pouso aconteceu no Bosque da Barra, conhecido pela presença de jacarés.Tripulantes foram resgatados por bombeiros do quartel da Barra da Tijuca.

, G1
(Foto: Reprodução/TV Globo)

Um helicóptero foi obrigado a realizar um procedimento de emergência na manhã desta terça-feira (10) e pousou dentro do pântano do Bosque da Barra, fora da cabeceira da pista do aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O Bosque da Barra é conhecido pela presença de jacarés nos limites do parque. Segundo um bombeiro que participou do resgate, os tripulantes da aeronave chegaram a ver os animais do alto. Por isso,  homens do quartel da Barra da Tijuca foram acionados para resgatar os tripulantes. De acordo com a corporação, Gustavo R, de 33 anos, e João Ricardo P, de 28 anos, entretanto, não precisaram de atendimento médico. 

Funcionários da Nacional Escola de Pilotagem (NEP) informaram que a aeronave Robson 22, prefixo PT-YPB, decolou do aeroporto de Jacarepaguá por volta das 8h. O piloto foi obrigado a realizar o pouso de emergência após sentir uma vibração no rotor de cauda do helicóptero.  Segundo o gerente de segurança operacional, Leonardo Pinto Pereira, o problema começou depois que a aeronave atingiu um pássaro.

A partir do momento da colisão com o animal, o co-piloto e professor teria passado a comandar o helicóptero. 

O helicóptero, segundo membros da Aeronáutica, seria um dos mais utilizados na fase de aprendizagem, chamada de instrução. Ainda hoje, no entanto, o helicóptero deve levantar voo e ser retirado do local.