Publicado em 12/05/2015 às 15:01, Atualizado em 13/09/2024 às 19:20

Hospital de Ponta Porã deve fazer 130 cirurgias, além de outros procedimentos na Caravana da Saúde

Pacientes estão otimistas quanto à intervenção cirurgica, previsão é de que 130 cirurgias, além de outros procedimentos, sejam realizadas durante o período na cidade de fronteira

Fagner de Olindo, Capital News

A Caravana da Saúde, do Governo Estadual, está em Ponta Porã desde o fim de abril, onde ficará até domingo (17) no Hospital Regional de Ponta Porã. Estão sendo realizados diversos procedimentos com especialidades em cirurgia geral, ginecologia e ortopedia e cerca de 130 cirurgias eletivas foram agendadas, a maior parte nos três centros cirúrgicos do HR.Para diretora do Hospital Regional, a enfermeira Paula Cristina Correia de Barros, a participação do hospital na Caravana da saúde traz uma nova perspectiva para a população na referência de atendimentos e diminui consideravelmente a fila de espera pelos atendimentos. “A rotina do hospital é outra desde a chegada dos novos equipamentos e do início das cirurgias. Os pacientes que vêm passando pelas cirurgias já percebem a diferença e aqueles com procedimentos de maior complexidade agora podem contar com a estrutura do Hospital Regional, não sendo mais necessário transferi-lo para outro município”, destacou.No dia 30 de abril, mais de R$ 3,7 milhões em equipamentos foram entregues ao hospital, entre eles um tomógrafo, um aparelho de raios-X digital, mamógrafo e dois aparelhos de ultrassonografia.Além das mais de 130 cirurgias o hospital também têm agendado cerca de 100 procedimentos de endoscopia de pacientes que estavam há mais de 1 ano aguardando na fila de espera. Para o morador de Ponta Porã, Silvio Pinheiro da Silva, 30 anos, a espera de quatro anos por uma vaga para cirurgia de hérnia terminou com a chegada da Caravana da Saúde. “O sentimento é de vitória após quatro anos lidando com este problema. Quando o exame detectou a hérnia tive que parar com o trabalho com cargas e buscar uma vaga para cirurgia. 

Era um transtorno por que eu teria que viajar para outra cidade e ainda aguardar vaga. Quando a caravana veio para a Ponta Porã, a minha situação mudou. Foi tudo muito rápido. É um beneficio para a população que está recebendo esta oportunidade de uma melhor qualidade de saúde”, disse Silvio enquanto aguardava a sua cirurgia.

As cirurgias no Hospital Regional de Ponta Porã continuarão até o dia 17 de maio. As ações da Caravana continuam na Escola Estadual Sergio Marcondes a partir do dia 16 de maio, com a realização de exames e consultas além das cirurgias nas carretas oftalmológicas juntamente aos trabalhos de atendimento das entidades parceiras, entre elas: Hospital do Câncer, APAE, Polícia Militar, SENAC, SESI e Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (33 no total).