Publicado em 27/11/2014 às 08:52, Atualizado em 26/10/2016 às 10:57

Mundo Senai atrai mais de 7,2 mil estudantes em dois dias no Estado

O Senai abriu as portas para jovens de Aparecida do Tabuado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas

, Agora MS
(Foto: Divulgação)

O Mundo Senai, realizado nos dias 20 e 21 de novembro nas unidades operacionais de Aparecida do Tabuado, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Deodápolis, Ivinhema, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Rio Verde, Sidrolândia e Três Lagoas, recebeu a visita de 7.291 pessoas, entre estudantes e empresários, que conheceram a estrutura, os cursos e os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos. O evento realizado nacionalmente teve o intuito de informar a comunidade sobre as indústrias, além de orientá-la sobre os cursos de formação profissional.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho Alencar, durante os dois dias, as unidades ofereceram palestras, mostras tecnológicas, minicursos, orientação profissional e visitas guiadas aos laboratórios. “Cada vez mais estamos aperfeiçoando o Mundo Senai, criando e fortalecendo o vínculo com a comunidade, alunos, ex-alunos e empresas. Neste ano, tivemos a oportunidade de realizar simultaneamente o Inova Senai e a Olímpiada do Conhecimento, entre outras atividades inovadoras, incrementando ainda mais o evento”, afirmou.

Em Três Lagoas, foram dois dias de evento e o público foi de 1.350 pessoas, enquanto em Naviraí reuniu 1.309 pessoas, sendo que em Campo Grande foram 800 visitantes, em Corumbá o público foi de 582 pessoas, em Ivinhema foram 634 visitantes, em Dourados cerca de 600 visitantes, em Rio Verde outros 542 visitantes, em Nova Alvorada foram 507 pessoas, em Aparecida do Taboado outros 473 visitantes, em Nova Andradina 258 pessoas e, em Sidrolândia, 236 pessoas.

Interesse

No Senai de Campo Grande, o gerente Marcos Costa explica que o Mundo Senai é um evento realizado uma vez ao ano e abre as portas da entidade para alunos de outras escolas, comunidade em geral, empresas e indústrias para verificarem o que o Senai faz e o que tem para oferecer na vida das pessoas. “Temos vários cursos e de várias modalidades, desde aprendizagem, qualificação, técnico e três cursos superiores. Abrimos a nossa casa para que todos verifiquem o que temos de melhor para que futuramente venham fazer um curso no Senai e fazer parte do nosso mundo”, informou.

O gerente do Senai de Dourados, Wilson Vendimiati, ressaltou a importância de abrir as portas da unidade e mostrar os cursos oferecidos. “Os visitantes se mostraram encantados com a nossa estrutura e tiveram a oportunidade de ver instrutores e alunos em prática nos laboratórios”, disse. Já o gerente do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos, destaca que os trabalhos desenvolvidos pela unidade são fundamentais e precisam ser mostrados para atrair as pessoas para que façam os cursos. “As indústrias corroboram também, o Senai é muito focado na demanda da indústria. É de  grande valia essa ação do Mundo Senai, pois as pessoas ficam sabendo o que o Senai oferece”, informou.

Para o gerente do Senai de Aparecida do Taboado, Guilherme Branco, além dos estudantes, a entidade também abriu as portas para os empresários. “Recebemos representantes de mais de 30 empresas e mais de 400 estudantes, que participaram de oficinas e minicursos”, declarou. Já a gerente do Senai de Naviraí, Sandra Denega, disse que apesar de estar há mais de 20 anos na cidade, muitas pessoas desconhecem que a entidade forma a comunidade para trabalhar na indústria. “Qualquer um pode vir pra essa formação e quando eles chegam aqui e conseguem ver o que Senai é acessível a todos”, afirmou.

Estudantes

A estudante Adrian Sanches da Silva, 17 anos, aluna da Escola Estadual 26 de Agosto, de Campo Grande (MS), ficou surpresa com as opções de cursos oferecidos pelo Senai. “Achei interessante essa visita pelo Senai porque é a melhor forma de abrir portas para conhecer cursos e poder ingressar no mercado de trabalho”, disse.

Já a estudante Jennifer Camila Maciel, 19 anos, também aluna da Escola Estadual 26 de Agosto, reforça que sempre teve a curiosidade de conhecer o Senai. “Queria muito conhecer o Senai porque tenho em mente fazer um curso e já conhecia lá em Corumbá e achei bacana”, declarou.

A estudante Fernanda Almeida da Silva, 18 anos, outra aluna da Escola Estadual 26 de Agosto, completa que considerou interessante a proposta do Mundo Senai. “Achei interessante a visita porque são vários cursos eu não conhecia. Vi como eles são importantes para poder se qualificar e ter uma carreira profissional. Agora, pretendo fazer um curso no Senai”, garantiu.

Para a estudante Jaqueline Cristina Fernandes, 16 anos, aluna da Escola Estadual Maria da Glória, de Dourados (MS), a visita apresentou novas possibilidade de formação. “Tenho interessa em tecnologia e achei bem interessante o ambiente do Senai”, falou. O estudante Roniel rocha, 21 anos, aluno da Escola Estadual Antônio Fernandes, em Naviraí (MS), acrescentou que tem interesse nos cursos técnicos. “Penso em fazer algo relacionado a tornearia ou eletricista”, comentou.