Buscar

Paz em Casa: Na cidade de Ribas do Rio Pardo se discute sobre a violência doméstica

Em razão da 2ª edição da campanha nacional Justiça pela Paz em Casa, o juiz Evandro Endo, que judica na Comarca de Ribas do Rio Pardo, realizou na terça-feira (4) palestras para tratar do tema da violência doméstica.

Endo falou para agentes de saúde, coordenadores e diretores de escolas, assistentes sociais, psicólogos, sociólogos, professores, conselheiros tutelares, secretários municipais de saúde, assistência social e educação, além de membros da comunidade que atuam no voluntariado às pessoas de baixa renda.

Uma das palestras teve como tema “A Lei Maria da Penha como Ação Afirmativa, Dados Estatísticos e Justiça”, e o juiz afirmou que os expectadores da palestra, por seu perfil profissional, possuem relevante atuação no combate à violência doméstica, diagnosticando casos em que a vítima não leva ao conhecimento das autoridades públicas a ocorrência de situação de vulnerabilidade em relação ao agressor.

O magistrado salientou também que os dados estatísticos impressionam e permeiam a questão da violência doméstica no Brasil e frisou que a prevenção possui melhor efeito que a repressão.

O promotor de Justiça George Zarour Cezar também participou do movimento e palestrou sobre a Criminalização da Violência Doméstica, traçando um histórico da Lei Maria da Penha, especialmente sua tardia promulgação. Ele pontuou os aspectos criminais mais relevantes da violência envolvendo a mulher, fazendo comparativos entre as espécies de delitos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.