Publicado em 06/11/2014 às 16:18, Atualizado em 26/10/2016 às 10:51

São Gabriel do Oeste registra 1º caso suspeito de febre chikungunya

População deve se conscientizar e colaborar na eliminação de focos do mosquito transmissor.

, Correio do Estado

São Gabriel do Oeste registrou um caso suspeito da febre chikungunya, no Mato Grosso do Sul são 13 casos notificados da doença, de janeiro até esta quarta-feira (05). A secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os cuidados para eliminar os criadouros e evitar a reprodução e proliferação do aedes aegypti no município.

Segundo o supervisor de campo do departamento de Controle de Vetores do município, Antonio Barbosa, os moradores precisam se conscientizar e eliminar em seus terrenos e residências os possíveis depósitos de criadouros do mosquito aedes aegypti.

“Única arma que temos nas mãos para combater a dengue e evitar a chikungunya, é manter o quintal limpo. Costumamos dizer que o verdadeiro agente de saúde da casa é o próprio morador”, destaca Antonio Barbosa.

Antonio alerta que as crianças e os idosos são os mais afetados pelas manifestações graves da doença. Além da idade, se a pessoa tem outra doença, como diabetes, hipertensão ou está em tratamento continuo de outras enfermidades, também vêm sendo identificadas como fator de risco para piorar a evolução da doença.