Publicado em 10/06/2014 às 13:01, Atualizado em 26/10/2016 às 09:55

 Senai ajuda a melhorar a vida das pessoas com cursos do Pronatec

, A Critica

Patrícia Claro Barbier, 32 anos, é hoje auxiliar de confeitaria, profissão que conseguiu após concluir o cursos de confeitaria, oferecido pelo Senai, no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).  “Eu era cabeleireira e não pude continuar trabalhando. Tive a oportunidade de fazer o curso e hoje estou na área e recebo uma boa renda”, contou.

Já o eletricista Fábio Henrique Alves, 29 anos, contou que já atuava na área e buscou o curso do Senai para se profissionalizar. “Sempre trabalhei com obra, mas como ajudante, agora com o curso sou profissional na área e isso muda muito”, pontuou. Rosana Aparecida da Silva Pereira, 38 anos, fez o curso de costura industrial e hoje é instrutora terceirizada do Senai. “Antes eu trabalhava como costureira e agora consegui essa vaga. Isso mudou muito a minha vida, em todos os aspectos”, garantiu.

“A qualificação representa muito mais do que um diploma. Foi a oportunidade de sair do mercado informal, em que vendia salgados e acordava às 4 horas todos os dias, para um trabalho que melhorou minha renda, me motiva a conquistar meu espaço e a pensar em um futuro melhor”, disse Amoz Barbosa da Silva, que atualmente é funcionário de uma das filiais da empresa Moto 13 em Campo Grande.

Outro caso de sucesso é o da instrutora de costura Elisângela Rodrigues da Silva, 31 anos, que se formou no curso de qualificação de modelista do Senai, também no âmbito do Pronatec, na Capital. Ela conta que trocou os afazeres do lar para buscar uma vaga no mercado de trabalho, conquistando o crescimento pessoal e profissional que tanto almejava.

“Assim que o curso terminou já fui chamada para trabalhar e quando tenho tempo ainda faço pequenos consertos de roupas em casa”, revelou a instrutora da FatecSenai Campo Grande, que de aluna passou a ser professora.

Esses são alguns dos 634 alunos formados pelo Senai em 29 cursos e que receberam os certificados em cerimônia realizada nesta segunda-feira (09/06), no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, em Campo Grande (MS), com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Os alunos do Senai representaram mais de 70% dos concluintes que participaram do evento e para quem a qualificação sinaliza um novo horizonte profissional. “Representa que a população de baixa renda quer trabalhar, busca os cursos porque quer esta qualificação. O Brasil está crescendo, precisa de trabalhadores e esta é a nossa vitória”, declarou a ministra.

Para o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, o Pronatec é oportunidade de ampliar a oferta de vagas na educação profissional. “Em Mato Grosso do Sul, o Senai oferece toda a infraestrutura de modo a potencializar essa oferta. Iniciamos o movimento do Pronatec em 2011 e em 2012 tivemos um crescimento exponencial”, apontou, informando que de 2012 a maio deste ano 9.825 pessoas já concluíram cursos realizados no âmbito do Pronatec, sendo que em 2012 foram 1.789 concluintes, em 2013 mais 6.231 alunos e até maio deste ano mais 1.805 formandos em todo o Estado.

Já a secretária estadual de Trabalho e Assistência Social, Tania Garib, que representou o governador André Puccinelli no evento, destacou a importância da qualificação e o quanto ela faz diferença na vida das pessoas.

“O País encontrou o caminho da qualificação profissional, as pessoas buscam os cursos e buscam trabalho”, discursou. O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, parabenizou os parceiros pelos resultados do Pronatec e lembrou  a parceria firmada com o Sistema Fiems. “Em Campo Grande vamos qualificar 8 mil pessoas por meio de parceria da Fiems e Prefeitura em vários bairros da Capital”, disse.