Publicado em 13/11/2013 às 13:28, Atualizado em 26/10/2016 às 08:33

Sesi e Enersul detalham gestão energética para empresários de Corumbá

O evento integra o Projeto “Gestão Energética na Indústria – Desenvolvimento Econômico com Sustentabilidade” 

, Agora MS

No âmbito do Projeto “Gestão Energética na Indústria – Desenvolvimento Econômico com Sustentabilidade”, o Sesi e a Enersul, promoveram, em Corumbá (MS), uma palestra para 25 empresários da região em que abordou as alterações na estrutura tarifária do setor elétrico e o seu impacto nas indústrias. Segundo a técnica de responsabilidade social e empresarial do Sesi, Cláudia Gomes, também foram apresentados diversos temas, como as novidades do setor elétrico nacional e eficiência energética na indústria e no comércio.

Cláudia Gomes acrescenta que Corumbá foi a 4ª cidade a receber o Projeto, que começou por Sidrolândia em setembro deste ano. “O trabalho já foi realizado em Dourados, Aparecida do Taboado e Sidrolândia, com um total 230 participantes, somando o público dos três municípios”, completou, ressaltando que o Sesi está aproveitando o evento para apresentar soluções para as indústrias, facilitando o acesso aos serviços médicos e odontológicos por meio das unidades móveis, além de prestar serviços de educação, saúde e lazer, visando a melhoria da qualidade de vida do trabalhador. “O Sesi busca realizar o atendimento conforme a demanda da indústria, oferecendo maior agilidade e minimizando o tempo que o trabalhador passaria fora da empresa”, declarou.

Ainda durante a palestra, a Enersul detalhou a nova metodologia da estrutura tarifária, que é dividida por subgrupos e modalidades de tarifas de acordo com horário do uso e nível de tensão. Antes, os custos de geração eram repassados ao consumidor anualmente no reajuste tarifário, com tarifas diferenciadas para período seco e úmido para clientes de média e alta tensão. Agora, os custos de geração serão repassados mensalmente por meio da tarifa de energia.

A extinção da tarifa convencional binômia é gradativa. A distribuidora encaminhou a todos os clientes convencionais correspondência com orientações sobre a migração e simulação tarifária, sendo que o cliente deve formalizar a opção tarifária no prazo determinado. Caso cliente não formalize a opção no prazo, a distribuidora encaminhará contrato de fornecimento com a melhor estrutura tarifária.