Buscar

Terenos, MS, une 4 assentamentos para criar seu 1º distrito

Distrito de Campo Verde tem população de quase cinco mil pessoas.A partir da criação, local poderá receber melhoria de infraestrutura.

(Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Terenos)

Englobando a área e a população de quatro assentamentos, o município de Terenos, a 28 quilômetros de Campo Grande, criou seu primeiro distrito, Campo Verde. A lei municipal com essa determinação, sancionada pela prefeita Carla Castro Rezende Diniz Brandão, foi publicada na edição desta segunda-feira (21), do Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

O presidente da Câmara Municipal de Terenos, Leandro Caramalac, explica que o distrito nasce com um território de quase mil quilômetros, sendo composto pelos assentamentos Campo Verde, Santa Mônica, Patagônia e Nova Querência, onde moram cerca de 1,2 mil famílias, quase 5 mil pessoas, o que representa aproximadamente um quarto da população de Terenos, que é cerca de 19,9 mil pessoas, conforme estimativa de 2015, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A criação do distrito, conforme ele, foi precedida por um grande debate entre os moradores dos assentamentos por meio de uma audiência pública e depois por um projeto de lei, proposto pelo vereador José Agostim Acosta Neto, que foi aprovado em uma sessão itinerante da Câmara realizada no local, no dia 15 de março.

Tendo como base econômica a agricultura familiar e a pecuária, Caramalac diz que a criação possibilitará a melhoria da infraestrutura para os moradores. “Poderão ser instalados no local, por exemplo, um posto dos correios, um banco postal e uma unidade policial, entre outros serviços”, explica.

O presidente da Câmara diz que a partir da sanção da lei municipal que criou o distrito foi pedido ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a liberação das áreas para que o local possa ser transformado em distrito, de modo que os lotes se tornem sítios, e os assentamentos passem a constituir bairros. “Esse é o primeiro passo para que no futuro, o distrito possa se tornar um município”, conclui.

O distrito tem como limites ao norte, com Terenos, ao sul, a cidade de Sidrolândia, ao leste, Campo Grande e a oeste, Aquidauana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.