Publicado em 17/12/2013 às 21:50, Atualizado em 26/10/2016 às 08:42

TRF suspende reintegração de posse em fazenda ocupada desde outubro

Índios estão na propriedade desde outubro e chamam local de Yvy Katu.Indígenas de MS falam em resistir em caso de ação policial na área.

, g1

O Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu nesta terça-feira (17) a determinação de reintegração de posse na fazenda Chaparral, em Japorã, distante 477 quilômetros de Campo Grande. Na propriedade estão índios queprometem resistir em caso de ação policial.Segundo a assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e da Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a diretoria está em reunião e na pauta estão as decisões jurídicas sobre as ocupações em Japorã.  A Federação deve se pronunciar nesta quarta-feira (19) sobre o assunto.A suspensão de reintegração é do presidente do TRF, desembargador Newton de Lucca, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai). O órgão impetrou recurso contra liminar concedida em novembro pela Justiça Federal, em Naviraí, mandando os guarany kaiwá sair da propriedade rural.Na decisão, o desembargador diz que a solução ideal para a questão indígena de Mato Grosso do Sul, nos casos em que o próprio estado participou dos atos de expulsão e confinamento de indígenas, além de ter titulado terra irregular, consistiria na justa indenização dos adquirentes das terras indígenas pelo poder público, de forma espontânea e pela via administrativa.

A fazenda Chaparral está ocupada desde 23 de outubro. Na região há pelo menos oito propriedades na mesma situação. A Justiça Federal concedeu reintegração de posse aos donos destas e por conta disso, os guarany divulgaram carta onde falam que não vai sair do local.O advogado Luiz Henrique Eloy, que representa a comunidade indígena, afirmou que já houve recurso contra as demais liminares e a expectativa é que o TRF siga o entendimento do presidente.