Buscar

Vaca surpreende e dá à luz a bezerras trigêmeas em Goiás 

A dois anos a vaca Castanha deu a luz a bezerros trigêmeos no assentamento em Sidrolândia

Bezerras já receberam nomes: Juvilhana, Clarissa e Inês (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Vaca castanha em Agosto de 2011 em Sidrolândia (Foto: José Pereira/Sidrolandianews)

Uma vaca deu à luz a bezerras trigêmeas, em Porangatu, no norte de Goiás. O fato é considerado muito raro pela medicina veterinária e chamou a atenção até de quem já lida com gado há bastante tempo. As bezerrinhas nasceram saudáveis e já foram até batizadas com os nomes de Juvilhana, Clarissa e Inês.

O produtor rural José Rodrigo, dono de Amarelinha, mãe dos filhotes, disse que cria cabeças de gado há muito tempo, mas que nunca tinha visto nada igual. Ele conta que ficou surpreso quando descobriu que o animal tinha parido mais de uma bezerra.

Quando acordei, vi que a vaca tinha parido três bezerrinhos. Foi bom demais porque nunca tinha acontecido. Pensava que ia parir dois. Mexo com gado e nunca tinha visto parir três não, diz o produtor.

Apesar das trigêmeas terem nascido saudáveis, o veterinário Sebastião José de Carvalho alerta que é preciso redobrar os cuidados neste caso. Como esta situação é rara, é preciso ficar atento à alimentação dos bichos.

Parto de trigêmeos não é comum. Geralmente, em 95% dos partos de vacas são de apenas um bezerro. É preciso ter um cuidado especial, porque um filhote precisa de quatro litros de leite por dia. Com três bezerros, o proprietário tem que ficar de olho porque um deles pode enfraquecer por não estar mamando devido à competição, explica.

No mes de agosto de 2011 o

Site SIDROLANDIA NEWS foi conferir.

O proprietário da vaca morador  em um assentamento de Sidrolândia havia colocado seu a gado a venda, mas quando foram carregar a vaca Castanha foi a unica que não quis subir no caminhão ficando então com seu dono. Para a surpresa de todos a vaca pariu três bezerros gêmeos.

A Vaca Castanha não conseguia amamentar seus três filhos, foi preciso à ajuda de mamadeiras, mas ela não rejeitou nenhum deles, fato que pode acontecer segundo um médico veterinário.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.