Buscar

Acre registra 25 mortes violentas nos primeiros 12 dias de 2017

Óbitos foram registrados até esta quinta-feira (12) em Rio Branco e interior. Em Rio Branco, 14 mortes são investigadas pela delegacia de homicídios.

Cb image default
Divulgação

Os primeiros dias de 2017 foram marcados por mortes violentas em todo o estado do Acre. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, até esta quinta-feira (12) foram registradas ao menos 25 mortes causadas por ferimentos de arma de fogo e arma branca na capital acreana, Rio Branco e nas cidades do interior.

O responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção de Pessoas em Rio Branco (DHPP), delegado Roberth Alencar, informou ao G1 que dos casos, 14 que ocorreram na capital estão sendo investigados pela DHHPP. Segundo ele, os crimes têm características semelhantes. Alencar afirmou que oito suspeitos foram identificados e quatro já foram presos.

"São mortes por arma de fogo, suspeitos em motocicletas e pessoas desconhecidas. Geralmente motivados por tráfico de drogas, disputa por território e interesse de facções criminosas. A boa parte dos casos são relacionados a isso, preliminarmente falando, porque cada caso é um caso". disse Alencar.

A morte do detento José Reginaldo Tavares Campos foi a primeira registrada. Ele, segundo o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), foi morto a golpes de estoque, tipo de arma artesanal na segunda (2).

O caso ocorreu durante o banho de sol dos presos do regimento fechado do Complexo Prisional Francisco d’Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco.

O jovem Giovane França de Souza, de 21 anos, não resistiu após ser alvejado por disparos de arma de fogo, na terça (3), no bairro Estação Experimental, em Rio Branco. Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), um outro homem que estava com Souza no momento do crime ficou ferido e foi levado para o hospital.

Ainda na terça, mais uma morte foi registrada no estado. Desta vez, o dono de uma distribuidora, Cleonardo Barbosa Martins, de 31 anos, foi atingido por um tiro. O caso ocorreu no bairro do Telégrafo, em frente à distribuidora, em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre.

Informações preliminares fornecidas pela Polícia Militar apontaram que dois homens de preto passaram em uma moto pela frente do estabelecimento e efetuaram ao menos três disparos. A dupla fugiu em seguida.

O mototaxista Leandro Rodrigues Modesto morreu após levar tiros também na terça (3), porém na cidade de Sena Madureira, no interior do estado. O crime ocorre no bairro Jardim Primavera e de acordo com o delegado responsável pela investigação, Samuel Mendes, o crime teve características de emboscada. A vítima levou ao menos dez tiros e, segundo o delegado, a maioria foram nas costas.

O corpo de outra vítima foi registrada no Instituto Médico Legal na terça (3). Segundo o instituto, João Souza de Oliveira foi vítima de ferimento de arma de fogo no bairro Taquari, região do Segundo Distrito de Rio Branco.

Ao sair de uma panificadora no bairro Bahia Nova, em Rio Branco, na sexta (6), Arquileldo Bezerra Rodrigues foi morto a tiros. Segundo testemunhas que estavam no local, dois homens em uma motocicleta teriam disparado contra a vítima. Para se proteger dos tiros, Rodrigues ainda tentou se esconder dentro da panificadora, mas morreu ainda no local.

Também na sexta (6), o ex-presidiário Josiel de Oliveira, de 23 anos, foi morto a golpes de faca em frente a uma loja de confecção no bairro Sobral, em Rio Branco. Ao G1, o pai da vítima, o servente geral José Antônio, de 54, falou que tinha poucas informações sobre o crime e não sabia a motivação.

Nos registros do Instituto Médico Legal consta a entrada do corpo de Jedilson Batista da Silva, 36 anos na sexta (6). Segundo o órgão, o homem foi vítima de ferimento causado por arma de fogo. O caso ocorreu no bairro Nova Estação, em Rio Branco.

Durante uma troca de tiros com a Polícia Militar no sábado (7), Jucelino dos Santos Vieira, de 28 anos, foi alvejado e não resistiu. O caso ocorreu na região conhecida como Sapolândia, no bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco. Segundo a polícia, havia um mandado de prisão em aberto contra o homem que cumpriu pena por assalto.

Ainda no sábado (7), o vaqueiro José Augusto do Nascimento, de 35 anos, foi executado a tiros no bairro Airton Sena, em Rio Branco. Segundo informações da família da vítima, ele retornava para casa quando foi atingido por ao menos seis disparos de arma de fogo. O Instituto Médico Legal (IML) afirmou que Nascimento foi atingido por quatro tiros.

O corpo do jovem Iranilson Ferreira da Cunha, de 17 anos, deu entrada no Instituto Médico Legal no domingo (8). De acordo com os registros do instituto, o jovem foi vítima de ferimento de arma branca. O crime ocorreu na Estrada da Variante, na cidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre.

No início da segunda semana do ano, o jovem Mateus Silva de Andrade, de 18 anos, morreu após ser atingido por ao menos três tiros. O crime ocorreu na segunda (9), no bairro Plácido de Castro, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. Um primo da vítima, que preferiu não se identificar, relatou que um dos tiros atingiu a cabeça de Andrade. Ele disse que o jovem tinha envolvimento com uma facção criminosa.

O autônomo José da Cruz Henrique dos Santos, de 43 anos, foi morto a tiros também na segunda (9). O caso foi registrado no bairro Jardim São Francisco, em Rio Branco. Um parente da vítima, que preferiu não se identificar, disse que não tinha conhecimento de envolvimento da vítima com drogas ou facções criminosas.

A morte do adolescente Lucas Gabriel Gonçalves dos Santos, de 16 anos, foi registrada pelo Instituto Médico Legal na terça (10). De acordo com IML, Santos foi vítima de arma de fogo e o crime ocorreu no bairro Cidade Nova, na capital acreana Rio Branco.

Na quarta (11), o jovem Ruan Santos Correia, de 20 anos, foi morto a tiros na Avenida 7 de Setembro, no Bairro Habitar Brasil, em Rio Branco. Segundo a Polícia Militar (PM-AC), populares relataram que o homem havia saído de casa para comprar pão e retornava com o produto nas mãos quando foi surpeendido por ao menos 12 disparos.

Em um novo confronto com a PM-AC, quatro homens foram mortos na quarta (11) no bairro João Paulo, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco. A PM informou que recebeu denúncias apontando que integrantes de uma facção estavam reunidos para realizar ações criminosas durante toda a madruga.

Entre os mortos estão Adailton Souza da Silva, de 22 anos, André Fernandes da Costa, de 31 anos, Walker dos Santos Castro, de 32 anos e Natanael Sampaio de Moura, 28 anos. O delegado de Polícia Civil Roberth Alencar informou que os indivíduos faziam parte de uma facção criminosa e a suspeita é que uma quinta pessoa tenha fugido do local.

Marcelo Mesquita Ecomena, de 21 anos, foi morto a tiros também na quarta (11) na rua Airton Sena, no bairro Vitória, em Rio Branco. Segundo o delegado Roberth Alencar, que investiga o caso, a vítima seria usuária de drogas e estava devendo dinheiro em uma boca de fumo da região.

Um homem morreu e outros dois ficaram feridos durante um tiroteio na quinta (12) na região da Estrada da Sobral, bairro Boa Vista em Rio Branco. De acordo com o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), três homens em duas motocicletas passaram atirando para dentro de uma pensão e após os disparos, os suspeitos fugiram. As vítimas não foram identificadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.