Buscar

Após protesto, coronel vai tomar posse e índios vão desocupar prédio da Funai

Acordo foi feito sob tumulto durante audiência no TRF

Cb image default
Divulgação

Após 11 dias de invasão do prédio da Funai (Fundação Nacional do índio) o coronel reformado do Exército, Renato Vida Sant'Anna, vai assumir nesta tarde como coordenador regional de Campo Grande da Funai. A posse foi acordada durante uma audiência na manhã desta segunda-feira (21) no TRF3ª (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) que ia determinar ou não a reintegração de posse do prédio caso os índios não desocupassem o local.

Sant'Anna foi nomeado no dia 10 deste mês e desde então o prédio do órgão está invadido como forma de protesto dos índios que não concordaram com a exoneração do ex-coordenador. O coronel disse por telefone que o acordo foi feito sob tumulto no TRF, mas que os índio aceitaram sair ainda nesta tarde.

A exoneração de Evair Borges da coordenadoria da Funai não agradou os indígenas que pediam a volta dele para a coordenação. A coordenação de Campo Grande representa índios da Capital, Nioaque, Miranda, Aquidauana, Sidrolândia, Dois Irmãos e Anastácio.

Expulso - Durante a audiência hoje o coronel foi expulso da sala pelo juiz que comandava a sessão. Ele reconheceu que queria falar e não teve a permissão do magistrado. "Eu achava que precisava falar e insisti veemente em falar. O juiz achou que fosse fazer um discurso político e como eu insisti ele mandou eu sair".

De acordo com Sant'Anna houve um tumulto entre os índios que foram na audiência e com isso o juiz precisou controlar a situação. "Foi tumultuado. Ele ficou nervoso com isso. Depois eu pedi desculpas, eu realmente insisti com veemência. Ele disse hoje não dava, mas outra hora a gente conversar. Achava que minha palavra podia acalmar a situação".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.