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Criança bebe suco de soja com fungo e mãe processa empresa

(Foto: divulgação)

Família de Campo Grande recebeu sentença favorável sobre indenização de R$ 6 mil  por conta de processo que moveu contra a empresa Yoki Alimentos Ltda. A decisão foi dada pelo juiz Thiago Nagasawa Tanaka, da 1ª Vara Cível da Capital, na segunda-feira (5) e divulgada hoje.

O que fez uma mãe entrar na Justiça contra a empresa foi o fato de a filha dela ter tomado suco de soja, sabor laranja, com fungo. A criança passou mal e sofreu com infecção intestinal.

O caso aconteceu em maio de 2011 e o produto tinha vencimento em 25 de janeiro de 2012. A criança estava com um ano e seis meses na época.

A bebida foi oferecida logo depois do almoço, na mamadeira. A menina chegou a beber um pouco, mas reclamou e jogou no chão a vasilha. A mãe provou o suco e notou que havia cheiro de mofo.

A mulher relatou no processo que ao jogar a bebida no ralo da pia, ainda notou que havia lodo de fundo. Ela abriu a caixa e encontrou uma colônica de fungos no fundo da embalagem. Segundo a Justiça, o quadro clínico da criança poderia resultar na morte dela, caso não houve atendimento de urgência.

"A ré (Yoki) alegou que mantém rigoroso controle na fabricação do produto e que o lote do referido produto se encontrava em perfeitas condições. Explicou que a provável causa da existência de fungos tenha ocorrido pelo fato de o produto ter sido aberto e mantido por mais de três dias fora das condições adequadas de conservação, o que não é de sua responsabilidade", justificou a empresa na ação, segundo nota do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). Ainda cabe recurso sobre a decisão.

MICROFURO

Em análise minuciosa feita por conta do processo, foi identificado que na embalagem havia um microfuro, possibilitando a entrada de oxigênio e a proliferação de fungos.

"Restou comprovada a existência de um vício no produto – falha na embalagem (…) A ré não conseguiu demonstrar qualquer das causas excludentes de responsabilidade acima indicadas”, escreveu o magistrado em sua sentença.

EMPRESA

A General Mills Brasil, detentora da marca Yoki, informou que não foi notificada da sentença dada pela Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul.

Por meio de nota oficial, divulgou que não possui registro de outras reclamações referentes ao lote citado e, se for notificada, "tomará todas as medidas cabíveis."

"Prezamos por todos os cuidados com relação aos seus produtos com controles de qualidade que incluem a avaliação das matérias-primas, acompanhamento do processo de produção e embalagem que conserva o produto, preservadas as condições corretas de distribuição", informou.

Com mais de 50 anos no mercado, a General Mills Brasil defendeu que trabalha seguindo as diretrizes legais do país. "Enfatiza que é uma empresa honrada e sólida no ramo de fabricação e comercialização de alimentos, detentora de evidente reconhecimento e destaque nacional e internacional, e atua neste segmento há mais de 50 anos."

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