Comemorado em 15 de setembro, o Dia do Cliente propõe estreitar a relação entre comércio e consumidores. Diversos varejistas aproveitam a data para oferecer promoções especiais, cupons de desconto e sorteios, inclusive pela internet. Segundo dados da Rede Itaú, o e-commerce ampliou em 88% as vendas no Dia do Cliente no ano passado.
A data comercial, entretanto, é uma brecha para golpes cibernéticos, cada vez mais comuns no país. De acordo com levantamento da Nord Security, aproximadamente 71% dos brasileiros já foram vítimas de pelo menos um golpe online, relacionado principalmente a roubo de dados pessoais e bancários. Isso posiciona o Brasil como o segundo país que mais sofre com ataques virtuais na América Latina.
“Com a maior ocorrência de compras online, a segurança é um dos pilares mais impactados, devido a usuários mal-intencionados que exploram as vulnerabilidades do sistema eletrônico para acessar, ilegalmente, informações sensíveis”, afirma Jonathan Arend, Principal Consultant responsável pela área de Cybersecurity da keeggo.
Para aumentar a segurança em compras online, o especialista recomenda cinco cuidados:
1 - Evitar conexões a redes de Wi-Fi públicas e não seguras, utilizando Rede Privada Virtual (VPN) quando possível;
2 - Cadastrar senhas fortes, complexas e exclusivas para cada sistema que é acessado;
3 - Efetuar compras somente em lojas virtuais de fontes confiáveis, observando se o endereço de rede é mantido em protocolo seguro HTTPS - camada de segurança que transmite dados por meio de conexão criptografada e verifica a autenticidade do servidor;
4 - Manter softwares sempre atualizados, principalmente sistemas operacionais, navegadores de internet e plugins nele instalados, pois são as principais fontes de ataques;
5 - Verificar, por meio das políticas de privacidade e devolução, se os dados são mantidos de forma segura e se os mesmos são deletados do datacenter quando os acessos são removidos ou revogados.
Jonathan Arend ressalta que: “É de extrema importância utilizar tecnologias de segurança ofensiva (proativa) e defensiva (reativa), para se proteger antecipadamente de ataques e saber de que forma agir em incidentes já performados”.
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