Publicado em 05/12/2024 às 13:29, Atualizado em 05/12/2024 às 17:33

Dr. Juliano Pimentel mostra como se libertar do vício em dopamina

Em "Prazer a todo custo", especialista referência na medicina explica como a busca por satisfação pode se tornar uma prisão

Agência de Comunicação ,
Cb image default
Divulgação

Compulsão alimentar, consumismo, pornografia, tabagismo e alienação em ambientes digitais são apenas alguns exemplos de vícios relacionados aos efeitos da dopamina. A lista é extensa e ninguém está imune a eles. Por isso, na obra Prazer a todo custo, o Dr. Juliano Pimentel, referência na área médica, explora os efeitos da busca desenfreada por satisfação fácil e rápida e mostra como acabar com essa dependência.

No livro, publicado pela Citadel Grupo Editorial, o autor best-seller e palestrante, parte de embasamento científico para explicar os fatores neurobiológicos, ambientais e emocionais que sustentam o desejo de querer sempre mais uma dose de prazer, mesmo que isso resulte em comportamentos compulsivos.

Um dos exemplos apontados – que afeta de crianças a idosos – é o uso excessivo de redes sociais. De acordo com relatório do DataReportal, o tempo médio de tela dos brasileiros é de 9h32m por dia. Segundo o especialista, essa superexposição ao celular não apenas tira o foco de outras atividades cotidianas, mas destrói o sono reparador, fundamental para a saúde.

O seu cérebro, originalmente projetado para ser uma potência que opera em direção a sua evolução, desregula a resposta aos estímulos, disparando uma resposta cada vez maior de necessidade daquilo que você o viciou a ter, pois ele já não se contenta mais com a quantidade de dopamina que está recebendo.

(Prazer a todo custo, p. 9-10)

Dr. Juliano apresenta aos leitores uma abordagem multidisciplinar para eliminar qualquer tipo de vício. Fortalecer o emocional, desenvolver o autocontrole, estabelecer rotinas de alimentação e atividades físicas, buscar uma rede de apoio e reduzir os gatilhos da dependência são alguns dos direcionamentos apresentados na obra.

No entanto, assim como ninguém está livre dos vícios, o autor alerta que as recaídas fazem parte do processo. E, em momentos assim, é preciso preparo para lidar com as próprias fragilidades, reconhecer padrões comportamentais e principalmente, não desistir de continuar. Prazer a todo custo se tornará um grande aliado para todos os que enfrentam o desafio de superar a dependência para ter uma vida realmente livre.

Ficha técnica

Título: Prazer a todo custo

Subtítulo: Como a busca excessiva por dopamina tem aprisionado você em vícios e o que fazer para se libertar disso

Autor: Juliano Pimentel

Editora: Citadel Grupo Editorial

ISBN: 978-6550475161

Número de páginas: 208 páginas

Preço: R$ 66,90

Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor

Juliano Pimentel é um médico nada convencional. Após um período de jejum espiritual prolongado, decidiu viver em plena congruência com o que lhe foi revelado em seu coração, saindo do consultório para exercer a medicina de almas em um mundo doente. Desde então, teve a oportunidade de transformar milhões de vidas, em mais de 70 países, por meio de um trabalho que abrange a junção de corpo, alma e espírito, e que tem como objetivo a obtenção da plena forma.

Redes sociais do autor

Instagram: @drjulianopimentel

Sobre a editora

Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.