Publicado em 26/08/2024 às 13:19, Atualizado em 13/09/2024 às 19:48
Chamas se alastraram pela vegetação após incidente, ocorrido em trecho da rodovia que corta distrito de MS.
São combatidas há três dias, pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, as chamas que consumiram uma carreta bitrem carregada com algodão, na tarde da última sexta-feira (23). O veículo pegou fogo quando transitava no trecho da BR-163 que corta o distrito de Laje, em Costa Rica.
Elas acabaram se alastrando pela vegetação das proximidades. O último boletim da corporação militar divulgou que o incêndio foi reduzido significativamente, mas continua mobilizando equipe para apagá-lo completamente.
Testemunhas ouvidas pelo site de notícias O Correio News, afirmaram que o incêndio começou quando o motorista ainda estava no veículo. Ele conseguiu desacoplar o "cavalinho" da carreta bitrem, evitando que o fogo chegasse à cabine. A carga de algodão foi toda perdida.
Ainda segundo o jornal local, não houve feridos.
Parques - Até a noite de ontem (25), bombeiros e brigadistas enfrentavam outros incêndios na região do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica. Havia dois focos dentro do local.
Famoso por ter uma grande cachoeira, o Parque Municipal do Salto do Sucuriú, no mesmo município, também tinha foco de incêndio nas proximidades.
Em Costa Rica, a temperatura máxima deve atingir os 25ºC nesta segunda-feira (26). Ela tende a se elevar, com previsão de subir para 32ºC amanhã (27), de acordo com o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
Mais cidades - O Corpo de Bombeiros informou ainda que combate outros incêndios nas cidades de Paranaíba e Coxim.
Na primeira, a situação demandou o envio de duas equipes. "O clima na região ainda continua em estado crítico", destacou a corporação sobre as condições desfavoráveis ao trabalho.
Em Coxim, há mais de um foco ativos. Um deles se aproxima da região urbana do município e a área onde vivem população tradicional. "Foi realizado um sobrevoo na região, no qual foram observados focos no morro do Cristo (próximo ao perímetro urbano) e focos a nordeste da cidade, próximo à área onde habita a população ribeirinha", informou o Corpo de Bombeiros.
Áreas nos municípios que abrangem o Pantanal, além de Naviraí e Camapuã, não têm chamas presentes, mas seguem em monitoramento.