Buscar

Girafas enfrentam risco de extinção após queda de 40% de população

População de girafas caiu para menos de 100 mil em 2015. Organização classificou o animal como vulnerável, primeiro nível que leva ao risco de extinção.

Cb image default

Girafa anda em estrada no Parque Nacional de Nairobi em foto de setembro de 2014 (Foto: Reuters/Thomas Mukoya/File Photo)

As girafas, que perderam 40% de sua população nos últimos trinta anos, são agora classificadas como vulneráveis e em perigo de extinção, alertou nesta quinta-feira (8) a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

A população do mais alto animal terrestre caiu para menos de 100 mil em 2015, principalmente devido a ameaças a seu habitat e caça furtiva, diz a organização de referência que, através da sua "lista vermelha", monitora o estado das espécies animais e vegetais no mundo.

"Estes majestosos animais estão enfrentando uma extinção silenciosa", observa Julian Fennessy, co-presidente do grupo encarregado de monitorar as girafas para UICN.

Cb image default
DivulgaçãoGirafa corre em Parque Nacional Amboseli, no Quênia, em foto de agosto de 2016 (Foto: Reuters/Goran Tomasevic/File Photo)

Agora, as girafas, até então consideradas pouco ameaçadas, estão na lista de animais "vulneráveis", primeiro nível que leva ao risco de extinção.

De nove espécies diferentes, três estão bem, uma estável, mas as outras cinco têm visto um declínio acentuado de sua população, segundo o relatório divulgado no México, à margem da Conferência da ONU sobre Biodiversidade em Cancún.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.