Publicado em 02/08/2024 às 15:18, Atualizado em 13/09/2024 às 19:48
Paulo Henrique Sampaio estava com pulmão necrosado e foi diagnosticado com pneumonia com derrame pleural
Há pouco mais de um mês, Paulo Henrique Sampaio, de 22 anos, foi diagnosticado com pneumonia com derrame pleural e precisou retirar uma parte do pulmão que estava necrosado por conta do uso de vape e narguilé. Ele segue internado e para ajudá-lo a mãe precisou sair do emprego, desta forma, precisa de ajuda financeiramente.
"Eu usava cigarro, narguilé e o vape – que é o cigarro eletrônico, mas eu tinha dependência no cigarro. No entanto, certo dia resolvi parar de fumar e minha mãe me propôs ir morar com a minha avó no município de Miranda. Eu fui, mas, durante a viagem, comecei a passar mal. Eu não sabia o que era por isso que quando cheguei na cidade, fui para casa e apenas dormir", relembrou Paulo.
No dia seguinte, Paulo afirmou que acordou passando mal e foi direto ao banheiro. "Quando percebi, estava tendo vômitos com sangue. Acordei minha avó e fomos ao hospital. Na unidade de saúde, precisei fazer vários exames e fui diagnosticado com pneumonia bacteriana. Porém, não estava tendo melhoras e no dia 15 de junho precisei ficar internado". A partir deste dia, o jovem precisou começar fazer um tratamento.
No dia 21 de junho, o rapaz foi transferido para Hospital Regional de Campo Grande. “Quando cheguei na Capital, foram feitos outros exames e foram encontradas manchas no pulmão e as sequelas como pneumonia com derrame pleural. E, como meu pulmão estava cheio de líquido, estava necrosado, foi preciso inserir um dreno para retirar o líquido. Meu estado ainda é grave e ainda não tenho previsão de alta. Diante disso, minha mãe, precisou pedir demissão do emprego dela para conseguir ficar comigo no hospital e, por conta disso, estamos precisando de ajuda”.
Em relação ao que aconteceu com Paulo, o mesmo relatou que o uso do narguilé pode trazer problemas. “Estou ciente e quero deixar claro para outras pessoas que é sempre é bom fazer exames para saber se o pulmão está ou não bem. Nossa saúde é sempre importante. Temos que nos colocar em primeiro lugar”, finalizou. Para quem quiser ajudar o jovem, basta acessar o link.