Publicado em 19/11/2024 às 16:26, Atualizado em 19/11/2024 às 20:28
Demonstrando coragem e presença de espírito, o menino desligou o quadro geral de energia da casa e evitou uma tragédia.
José Gabriel Gomes Botelho, de apenas 10 anos, é considerado um herói após salvar a mãe, Lucirene Gomes Botelho, de um grave choque elétrico em Tocantins. Demonstrando coragem e presença de espírito, o menino desligou o quadro geral de energia da casa e evitou uma tragédia.
O acidente aconteceu no último domingo (19), enquanto Lucirene lavava roupas e limpava a lavanderia. Ao tentar retirar uma extensão para evitar que ela molhasse, sofreu uma descarga elétrica que a jogou contra a parede e a deixou caída no chão, se debatendo.
“Eu senti meu corpo formigar e comecei a me debater. Mesmo com a voz trêmula, gritei por socorro”, relatou Lucirene.
José Gabriel, que estava em outro cômodo, ouviu os gritos e correu para ajudar. Ao perceber que a mãe estava sendo eletrocutada, o menino agiu rapidamente. Ele desligou a torneira, para evitar que mais água agravasse a situação, e correu para o quadro geral de energia, desativando todas as chaves.
Quando a energia foi cortada, o fio desgrudou da mão de Lucirene, que conseguiu pedir ao filho que chamasse os bombeiros.
Os bombeiros chegaram ao local e encontraram Lucirene com queimaduras de 2º grau na mão esquerda, além de fraqueza e tremores. Ela foi levada ao hospital, onde ficou sob observação. Passado o susto, Lucirene se emocionou ao falar sobre a atitude de José Gabriel.
“Meu filho me salvou. Deus o direcionou, e ele tomou a atitude correta. Tenho muito orgulho dele, que agora é incondicional”, declarou emocionada.
José Gabriel atribuiu sua ação ao que aprendeu com a mãe e com a professora Andreia, que recentemente ensinou sobre energia em uma aula no Senac. “Eu lembrei da aula e de tudo que minha mãe me ensinou sobre desligar o disjuntor. Isso me ajudou a salvar ela”, contou o menino.
O tenente do Corpo de Bombeiros, José Arimatéia Rocha, ressaltou os cuidados necessários ao lidar com água e eletricidade, e parabenizou o garoto pela atitude.
“José Gabriel foi um herói. A agilidade dele foi essencial para salvar a vida da mãe. Aprendemos com ele a importância de agir rápido em situações de emergência”, afirmou o tenente.
Essa história reforça a importância da educação e do preparo para situações de risco, mostrando que conhecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte.