Publicado em 01/03/2017 às 13:49, Atualizado em 13/09/2024 às 19:35

Pesca é aberta depois de apreensão de 1,4 tonelada de peixes na Piracema

Em relação ao ano passado, autuações aumentaram em 2017

Correio do Estado,
Cb image default
Divulgação

Terminou na madrugada de hoje a Piracema em todos os rios de Mato Grosso do Sul. Durante o período de proibição e fiscalização intensificada, iniciado em novembro, foi aprendida mais de 1 tonelada de pescado, 64 pessoas foram presas e mais de R$ 125 mil em multas foram aplicadas no Estado.

Nessa operação, conforme a Polícia Militar Ambiental, o total de pessoas autuadas e pescado apreendido foi 30% maior do que o registrado na operação do ano passado. Em 2016, 49 pessoas foram autuadas.

Em fevereiro, o último mês da operação, foram apreendidos em quatro municípios cerca de 251 kg de pescado, nove pessoas foram presas e autuadas, dentre elas 7 foram multadas em um total de mais de R$ 11 mil reais.

A apreensão de objetos irregulares utilizados pelos pescadores também teve alta em relação a operação passada. O destaque ficou com as redes de pescas, apreensão teve aumento de 83% .

O alerta aos pescadores, feito pela PMA, é que é necessário cumprir as leis mesmo com a pesca aberta, já que infrações tem a mesma penalidade da pesca em período de Piracema. Ou seja pescar com métodos proibidos por lei ou a pescar a quantidade superior permitida é crime ambiental.

CONFIRA AS REGRAS

Petrechos proibidos para o pescador amador: Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo;

Cota para captura - 10 quilos mais um exemplar de qualquer peso

Transporte – Efetuar a vistoria e lacre nos Postos da PMA

Petrechos proibidos para o pescador profissional:Cercado, pari ou qualquer aparelho fixo;

Permite-se ao pescador profissional - Tarrafa para captura de isca (altura máxima de 2 metros, malha entre 2 e 5 cm e linha de náilon com espessura máxima de 0,50 mm );

COTA– 400 kg por mês.

Rios onde é proibida a pesca de qualquer natureza (Menos a científica autorizada): Rio Salobra - Município de Miranda e Bodoquena (neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15 hp). - Córrego Azul - Município de Bodoquena. - Rio da Prata - Município de Bonito e Jardim. - Rio Nioaque - Município de Nioaque e Anastácio.

Rios e trechos de rios em que é permitida a pesca na modalidade pesque-solte.

Rio Negro - trecho situado na confluência do Rio Negro com o Córrego Lajeado, localizado próximo à cidade de Rio Negro até o brejo existente no limite oeste da Fazenda Fazendinha, no município de Aquidauana.

Rio Perdido - em toda sua extensão, compreendendo os municípios de Bonito, Jardim, Caracol e Porto Murtinho.

Rio Abobral - em toda sua extensão.