Publicado em 21/09/2016 às 16:09, Atualizado em 26/10/2016 às 16:04

Primavera terá mês mais quente do ano e muita chuva em MS, diz previsão

Outubro deve registrar temperaturas de 38°C, mais altas que verão de 2016.Estação será marcada por chuva forte, trovoadas e raios UV mais intensos.

, G1/MS
(Foto: Gabriela Pavão/ G1 MS)

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro às 10h21 em Mato Grosso do Sul e deve ser marcada por altas temperaturas, chuva forte, trovoadas e raios Ultravioletas (UV) intensos, segundo o meteorologista Natálio Abrahão Filho. Ele disse ao G1 nesta quarta-feira (21) que outubro será o mês mais quente do ano no estado, mais até que dezembro, quando começa o verão.

A média histórica para o mês é de 30,6°C e a temperatura recorde foi registrada em 1988, quando a máxima atingiu 39,5°C. Neste ano, a previsão é 38°C para o mês.

"Não vai ser o outubro mais quente da história, mas as temperaturas serão muito altas, principalmente à tarde, quando devem vir acompanhadas de trovoadas, raios e pancadas de chuva fortes que podem provocadas enchentes e inundações", afirmou.

O alerta da estação é sobre a intensidade dos raios UV, que terão mais incidência na Terra principalmente no meio da estação quando haverá a mudança de fuso horário, segundo Natálio. "Quem costuma trabalhar em locais abertos e em exposição ao sol deve se proteger mais ainda", ressaltou.

Ele também faz um alerta para as atividades no campo. "Agricultura tem que ter um cuidado significativo principalmente no final de estação, quando ue pdoe haver pequenos veranicos que pode prejudicar desenvolvimento de grãos.