Buscar

Primeiro-ministro da Itália renuncia oficialmente após derrota em referendo

Matteo Renzi afirmou que deixaria o cargo após perder consulta crucial para seu governo.

Cb image default
Divulgação

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, apresentou sua renúncia formal ao presidente Sergio Matarella nesta quarta-feira (7), depois de sofrer uma derrota em um referendo sobre reforma constitucional no domingo passado.

A informação foi dada pelo secretário geral da República italiana, Ugo Zampetti, em uma breve mensagem aos meios de comunicação.

Mais cedo, Renzi havia publicado em seu perfil no Twitter um bilhete escrito à mão com a mensagem "Tchau a todos e obrigado".

Mattarella pediu que Renzi continue ajudando no processo de consultas aos partidos políticos para decidir os próximos passos, afirmou um comunicado do gabinete presidencial.

As consultas começarão nesta quinta-feira (8) e devem durar até a tarde de sábado.

A rodada de consultas vai determinar quem será o novo primeiro-ministro interino para o governo de transição, que deverá, principalmente, impulsionar uma nova lei eleitoral para convocar eleições gerais.

Enquanto isso, os partidos políticos desenham suas estratégias visando esta nova etapa, divididos entre os que preferem uma nova lei eleitoral antes das eleições e os que preferem que o pleito seja realizado o mais rápido possível e com a lei atual.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.