Buscar

Sargento Betânia: Coragem, Liderança e Compromisso com a Comunidade

Uma história de superação e dedicação na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul

Cb image default
Betânia Kelly Rodrigues - Foto Assessoria

Betânia Kelly Rodrigues é 1º Sargento da PMMS, nascida em Campo Grande/MS, é casada, mãe e cristã, proveniente de uma família humilde, parte de sua infância foi vivida nos municípios de Camapuã e Areado/São Gabriel do Oeste – MS. Sua jornada profissional começou cedo, aos 12 anos, trabalhando como babá, e posteriormente, desempenhando as funções de balconista, diarista e operadora de caixa.

Com determinação e esforço, ela conquistou seu espaço, desafiando estereótipos e provando que o lugar da mulher é onde ela escolher estar.

Sargento Betânia atua e defende o planejamento e execução de ações de prevenção, inclusive faz uso de uma frase emblemática "A melhor ferramenta e forma de enfrentar o crime é antes de ser vítima dele", entretanto, quando se trata da responsabilização do criminoso, tem um posicionamento implacável, em que defende a reformulação da legislação penal e do Sistema de Justiça Criminal, com ações firmes de responsabilização aos criminosos, conforme a proporção da gravidade do crime.

Betânia se identifica como uma mulher conservadora, que atua no social, na prevenção, em defesa dos valores familiares, de pautas como redução da carga tributária, respaldo jurídico e estrutural aos profissionais de segurança pública, defensora da vida desde a sua concepção, por conseguinte, contrária ao aborto, à descriminalização e legalização das drogas, e também contra a doutrinação no espaço escolar e acadêmico.

Formação Técnica:

Betânia é educadora, graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, palestrante e especialista em diversas áreas, incluindo Segurança Pública, Educação em Direitos Humanos, Abordagens da Violência Contra Crianças e adolescentes, Ciências Políticas, Gestão Educacional, Inteligência Policial e Multiplicadora Internacional de Polícia Comunitária – Sistema Koban.

Com uma carreira de 20 anos na Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, Betânia ingressou como Soldado e atualmente detém o posto de primeiro Sargento, tendo alcançado o 1º lugar no Curso de Formação de Sargentos – CFS da PMMS, em 2015.

Trabalho Voluntário:

Além de seu compromisso profissional, há mais de 15 anos, ela tem dedicado seu tempo ao trabalho voluntário, promovendo ações de prevenção, conscientização e combate às drogas, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, violência doméstica e obstétrica. Seu trabalho estende-se por escolas, igrejas e bairros de Campo Grande, além de alcançar os municípios do interior do Estado, onde ela trabalha pela inclusão social de pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, mobilizando e fortalecendo os valores familiares.

Atuação institucional:

De 2005 a 2018, Sargento Betânia atuou na Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública/MS, na assessoria em assuntos comunitários, na criação e coordenação dos Conselhos Comunitários de Segurança da Capital e municípios do Estado. Soma-se a sua caminhada profissional a função de Diretora de Mulheres na ASPRA/MS – Associação de Praças da Polícia e Bombeiro Militares, e ainda, foi a idealizadora do Movimento “Mulheres da Segurança Pública”, no Mato Grosso do Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.