Publicado em 22/11/2024 às 09:31, Atualizado em 22/11/2024 às 13:33

Técnica de enfermagem adota bebê que foi abandonado em hospital ao nascer com condição rara

Técnica de enfermagem adota bebê que foi abandonado em hospital ao nascer com condição rara

MSN,
Cb image default

©Foto: Instagram

Dabienne, técnica de enfermagem em Belo Horizonte, adotou um bebê com hidranencefalia que havia sido abandonado no hospital onde trabalhava. João, hoje com 6 anos, nasceu com uma condição rara em que o cérebro não se desenvolve completamente e o crânio fica preenchido de água.

“Eu adotei uma criança anencéfala que foi abandonada no hospital. O médico, na porta do centro cirúrgico, perguntou: ‘Cadê a mãe dessa criança?’ Então eu respondi: ‘Não sei, ele não tem, mas a partir de hoje sou eu”, contou Dabienne ao canal Histórias de Ter.a.pia .

Segundo a profissional da saúde, desde o momento em que viu João, sentiu que deveria cuidá-lo. “Tinha uma criancinha com uma cabeça muito grande e ele estava triste. Eu lembro que ele estava muito triste, sentindo que estava sozinho. Era muito pequeno e numa situação precária. Peguei o João no colo e chorando muito disse: ‘Você nunca mais estará sozinho’”, relatou.

João precisou passar por uma cirurgia de alto risco para drenar o líquido acumulado na cabeça. Apesar do prognóstico feito pelos médicos sobre sua sobrevivência, Dabienne decidiu adotá-lo. “Eu o conheci aos 21 dias e ele veio para mim aos cinco meses de vida”, afirmou.

Com apenas o início do córtex cerebral funcional, João possui audição, mas limitações severas. Hoje, ele recebe todo o cuidado e carinho de sua mãe. “Ele não enxerga, não anda, não fala, só se comunica com as expressões. Mas eu falo que tenho certeza de que ele sabe o quanto é amado”, disse Dabienne.

“Não tem como falar do João e não se emocionar. Ele é a minha vida inteira. Esse é o João. Ele tem 5 anos e vai fazer 6 agora, no dia 22 de dezembro. É o homem da casa, a razão do nosso sorriso, a razão dos nossos dias, a razão para acreditar que dias melhores sempre virão”, declarou.