Publicado em 07/03/2018 às 11:00, Atualizado em 13/09/2024 às 19:37

Você não está estragando seu filho: veja mito antigo que a ciência está desmentindo

Mito: colo pode deixar filho mal-acostumado?

Vix,
Cb image default
Fornecido por Batanga Media Difusão pela Internet LTDA

De acordo um estudo do Departamento de Psicologia da Universidade de Notre Dame, quanto mais cedo as crianças recebem conforto e carinho, melhor. Tudo o que os pais fazem nos primeiros meses e anos afeta realmente a forma como o cérebro do bebê vai crescer o resto das suas vidas. Por isso, muito colo, toque e embalo, é tudo que as crianças pequenas precisam.

Mito: colo pode deixar filho mal-acostumado?

Quando seus filhos são pequenos, os pais são obrigados a ouvir todo tipo de recomendação. É que todo mundo tem uma opinião ou conselho para dar na educação dos pequenos e é comum que digam que vocês estão estragando a criança oferecendo muito afago, colo ou carinho.

Porém, a pesquisa comprovou exatamente o que muitos pais erroneamente temiam: que é impossível "estragar" seus filhos com afagos. Deixá-los chorar pode, na verdade, piorar o seu desenvolvimento. As crianças que são embaladas no colo durante a primeira infância se tornam adultas mais empáticas, saudáveis, produtivas e gentis, além de menos deprimidas.

Segundo a pesquisadora Darcia Narvaez, as crianças crescem melhor assim. E, se você as mantêm calmas - porque todos os tipos de sistemas cognitivos estão se estabelecendo - tudo vai se desenvolver da maneira que tem que ser. Porém, se os pais as deixam chorar muito, esses sistemas vão ser facilmente desencadeados em estresse.

Dicas para educar os filhos:

Conheça os cinco principais erros na educação dos filhos

Como desenvolver o paladar dos filhos: 10 dicas de especialista

Como orientar o filho para se tornar um adulto organizado