Publicado em 16/10/2024 às 06:28, Atualizado em 16/10/2024 às 10:37

Golpe de aplicativo: Mulher cai em fraude e perde mais de R$ 3.500 em Maracaju

Vítima foi enganada por supostos funcionários do banco e fez transferências via Pix e contratação de empréstimo sem saber.

Redação,
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Foto: Ilustrativa

Na terça-feira (15), uma mulher de 63 anos compareceu à Delegacia de Polícia de Maracaju para registrar um boletim de ocorrência após ser vítima de um golpe aplicado por telefone. De acordo com o relato, a vítima recebeu uma ligação, com alguém se passando por representante do Banco Bradesco. Durante a ligação, a pessoa do outro lado da linha questionou a vítima sobre supostas transações bancárias que estariam sendo feitas em sua conta.

A vítima, ao negar que havia realizado as transações, passou a receber orientações do suposto atendente sobre como proceder para evitar o problema. Seguindo as instruções, a mulher acabou realizando um Pix no valor de R$ 2.633,14 para uma conta identificada como ADX Payment. Além disso, os criminosos conseguiram que a vítima contratasse um empréstimo pessoal no valor de R$ 947,93, cujo valor também foi transferido via Pix para a mesma conta beneficiária.

Ao perceber o golpe, a vítima compareceu a uma agência do Bradesco, onde foi informada que havia caído em uma fraude. No total, o prejuízo foi de R$ 3.581,07. O banco tomou as devidas medidas de segurança, incluindo o bloqueio da conta da vítima e o procedimento de devolução (MED) das quantias envolvidas no golpe, mas a vítima ainda registrou o caso na delegacia para investigação.

Esse tipo de golpe, conhecido como phishing telefônico, tem se tornado cada vez mais comum, especialmente com o uso de aplicativos bancários. A polícia alerta para que as pessoas nunca sigam instruções passadas por telefone por supostos funcionários de bancos, e que, em caso de dúvida, compareçam pessoalmente à agência bancária ou entrem em contato pelos canais oficiais.