Publicado em 23/09/2024 às 09:11, Atualizado em 23/09/2024 às 13:16

Ministério autoriza Força Nacional a atuar em incêndios de Aquidauana e Miranda

O contingente vai depender do planejamento da Diretoria da Força Nacional de segurança Pública

Priscilla Peres - Midiamax,
Cb image default
(Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Ibama)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional das regiões de Aquidauana e Miranda. As equipes devem atuar no combate aos incêndios florestais.

Portaria publicada no Diário da União desta segunda-feira (23), estabelece a atuação por 30 dias e terá apoio logístico da Polícia Federal. O contingente vai depender do planejamento da Diretoria da Força Nacional de segurança Pública.

As ações ainda devem ser articuladas com a segurança pública de Mato Grosso do Sul. Equipes da Força Nacional já atuam na região de Corumbá, desde junho de 2024.

Força Nacional combatendo incêndios

Na semana passada, Lewandowsk autorizou o emprego da Força Nacional em municípios dos estados do Amazonas, do Pará, de Rondônia, do Mato Grosso, de Roraima e do Acre para atuar no combate a incêndios florestais, por 90 dias.

Especificamente, os efetivos de polícia judiciária e de polícia técnico-científica da Força Nacional de Segurança Pública atuarão em apoio às polícias civis dos estados e à Polícia Federal na investigação e combate das causas de surgimento de incêndios por ação humana.