Publicado em 12/04/2024 às 06:55, Atualizado em 13/09/2024 às 19:47
Especialista em comportamento de peixes explica o que pode ter levado o peixe dourado a atacar a turista em Bonito.
Ataque inesperado de um peixe dourado (Salminus brasiliensis) a uma turista em Bonito (MS) surpreendeu a todos. De acordo com especialistas, o comportamento não é natural da espécie e pode estar atrelado a diversos fatores. E, apesar do Balneário onde ocorreu o ataque não ter informado detalhes do incidente, alguns comportamentos humanos podem apontar o que levou o animal a quase arrancar o pé da visitante.
Vinda de Presidente Prudente (SP), a vítima foi mordida pelo dourado no Balneário do Sol. Por lá, é comum que os visitantes nadem no Rio Formoso com uma infinidade de peixes como piraputangas e Dourados, sendo ataques mais leves de Piraputangas (também raros), porém menos incomuns na área.
Em relação à investida do dourado, o biólogo especialista em comportamento de peixes, José Sabino, afirma que esta não é uma ação normal do animal. “Não é comum, embora seja possível. Este acidente isolado mostra que existe o risco, embora seja baixo. Pense que há turismo nos rios de Bonito há mais de 30 anos e esse tipo de relato não ocorreu até hoje com visitantes na região”, diz ele ao Jornal Midiamax.
O que pode ter levado dourado a cometer ataque
Professor de Ciências Biológicas da UEMS, Sabino relata que já viu casos semelhantes, que geralmente ocorrem com pescadores durante o manuseio do peixe imediatamente após a pesca. Já sobre o ocorrido em Bonito, o profissional destaca o que pode levar um peixe dessa espécie a agir de tal maneira.
“Ele pode se confundir, embora para o turista isso não faça diferença porque lamentavelmente o acidente já ocorreu. Nos últimos tempos, o rio Formoso ficou mais turvo e isso pode gerar um erro de identificação durante o ato predatório”, explica ao MidiaMAIS.
Na área onde ocorreu o ataque também é comum que turistas alimentem os peixes, comportamento que pode ocasionar em uma dolorosa e brutal mordida. No entanto, não há a confirmação de que a visitante atacada estava oferecendo comida aos animais.
“Quando há oferta de ração para as piraputangas (alguns passeios ainda adotam a ceva para atrair esses peixes), esses peixes focam muito na comida e ‘baixam a guarda' contra seus predadores (dourados naturalmente predam pirapitangas). Nesse momento, o dourado se aproveita para atacar a piraputanga. Caso tenha algum turista nesse momento, o risco aumenta. Nem sei se esse foi o caso desse acidente, mas fica a ressalva”, alerta o biólogo.
É possível evitar um ataque de peixe
Sabino ainda ressalta que há maneiras de evitar possíveis ataques e não atrair a atenção dos peixes. “Evitar uso de adereços com brilho como brincos e pulseiras. Evitar também agitar e bater repetidamente as mãos ou os pés. Às vezes, agitar as mãos ou os pés repetidamente pode ativar o comportamento predatório. Dourados enxergam muito bem e têm ótima audição”, frisa ele.
Por fim, o biólogo destaca: “Não presenciei e nem sei detalhes desse acidente específico e tudo que citei se baseias em hipóteses e no conhecimento científico do comportamento desse animal magnífico”.
Mulher quase perdeu pedaço do pé ao ser atacada por peixe em Bonito
Segundo relatos de testemunhas, a vítima estava sentada em uma das áreas do Balneário do Sol com os pés nas águas do Rio Formoso, quando o dourado apareceu e a atacou de maneira feroz. “Foi feia a coisa, quase arrancou o calcanhar dela”.
A turista chegou a ser internada em um hospital da cidade, onde recebeu atendimento imediato após o susto no local turístico da cidade de Bonito, mas já foi liberada. Diante do ocorrido, o Balneário do Sol emitiu um comunicado e confirmou o ataque.
“Queremos informar a todos que, no dia 10 de abril de 2024, vivemos um acontecimento incomum em nosso balneário. Uma de nossas visitantes foi ferida por um peixe dourado. Com agilidade e cuidado, nossos guarda-vidas a atenderam imediatamente. Felizmente, ela está recebendo o tratamento necessário e encontra-se em processo de recuperação”, destaca o local.
O Balneário ainda enfatiza que, embora esteja situado em meio à natureza, onde a vida selvagem surpreende os turistas de forma inesperada, “incidentes como este são extremamente raros”.